Proposta de criação da Aglomeração Urbana de Jundiaí


13/02/2004 17:46

Compartilhar:

Secretário Andréa Calabi, deputado Ary Fossen e Maurício Hoffman.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Fossem13fevereiro.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Ary Fossen

O deputado Ary Fossen (PSDB) foi recebido no dia 11/2, no Palácio dos Bandeirantes, pelo secretário de Estado de Economia e Planejamento, Andréa Calabi, para discutir a criação da Aglomeração Urbana de Jundiaí. Também esteve presente o dirigente da Assistência de Planejamento Regional da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, Maurício Hoffman, que já coordenou um fórum sobre o assunto, em julho do ano passado, em Jundiaí.

Autor do projeto de lei que cria a Aglomeração Urbana de Jundiaí, envolvendo oito cidades (Atibaia, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista), o deputado Ary Fossen, junto de Maurício Hoffman, mostrou os estudos e o mapa da região ao secretário Calabi, que já tinha conhecimento e admitiu a necessidade da criação da aglomeração desta região que apresenta bons índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e grande arrecadação de ICMS, devido ao grande complexo industrial nas cidades envolvidas.

Hoffman lembrou, novamente, que o município de Jundiaí cresceu muito nos últimos anos e está espremido entre as Regiões Metropolitanas de Campinas e São Paulo. "Se a aglomeração não for criada, Jundiaí acabará sendo absorvido por uma destas duas grandes regiões. Lembro também que no Estado existem somente três regiões metropolitanas e nenhuma aglomeração urbana", explicou.

O secretário Calabi destacou que, além dos inúmeros estudos técnicos realizados, ainda faltam outros detalhes e, por isso, a necessidade de mais reuniões, inclusive entre os prefeitos das cidades envolvidas para que todos estejam de acordo com as questões político-administrativas. "Mas há a necessidade de que o projeto de lei sobre a Aglomeração Urbana de Jundiaí seja uma iniciativa do Poder Executivo", enfatizou.

Ary Fossen afirmou que o secretário propôs a criação de um comitê especial para discutir a Aglomeração Urbana da região. "Seria uma organização específica ou um consórcio, reunindo com freqüência os prefeitos, técnicos municipais e técnicos do Estado. As vantagens da criação desta aglomeração são inúmeras. Dentre elas, potencializar recursos e o crescimento das cidades envolvidas de forma ordenada. O projeto de lei de minha autoria está tramitando na Assembléia Legislativa e com a criação deste comitê os prefeitos serão orientados sobre a formação da aglomeração entre as cidades", disse.

afossen@al.sp.gov.br

alesp