Chapa Progresso Juvenil é eleita para compor Mesa Diretora

Parlamento Jovem 2011
04/11/2011 15:03

Compartilhar:

Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2011<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/MAC22x.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente Virginia Frasson (ao centro) cita luta contra a ditadura, os caras pintadas da era Collor e a Primavera Árabe<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/PJ2201104nov11Marco.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Virginia Frasson, Caio Grizosto, Leci Brandão,  Gabriel Khayat e Karine da Costa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/PJ2201104nov11Marcoparjovemmesa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Presidente Virginia Frasson cita luta contra a ditadura, os caras pintadas da era Collor e a Primavera Árabe



Com um discurso que destacou, além da democracia, a importância do jovem na política, a chapa Progresso Juvenil, composta por Virginia Frasson, presidente; Caio Grizosto, vice-presidente; Gabriel Khayat, 1º secretário e Karine da Costa, 2ª secretária, foi eleita com 62 votos para dirigir os trabalhos da 13ª edição do Parlamento Jovem. A chapa baseou suas propostas em movimentos populares e sua importância para a evolução da sociedade. Relembrou a luta contra a ditadura militar no Brasil, entre as décadas de 1960 e 1980, os caras pintadas, que deram importante reforço no impeachment de Fernando Collor de Mello, em 1992, e, atualmente, o movimento democrático que ficou conhecido como Primavera Árabe.



A chapa



Caio Grizosto é deputado pela segunda vez e afirma que o fato de ser deficiente visual não limitou sua participação, e que sempre gostou de discussões sobre os problemas na área social. O aluno da EE Saturnino Leon Arroyo, de Fernandópolis, apresentou o projeto de número 11, pelo Partido dos Direitos Humanos, que propõe medidas para reduzir o número de moradores de rua com a oferta de vagas em abrigos e qualificação profissional.

Outro veterano no Parlamento Jovem, Gabriel Khayat chega, em seu segundo mandato, à 1ª secretaria. Inscrito pelo Partido da Natureza e aluno do Colégio Objetivo de São Vicente, Gabriel afirmou estar muito satisfeito e com expectativa de que as propostas apresentadas pelo Parlamento Jovem possam ser incorporadas pelos deputados paulistas e sejam transformadas em lei.

Interessado em política desde os 10 anos de idade, Gabriel afirma que acompanha o desempenho dos políticos para ver se há coerência entre as promessas de campanha e a atuação parlamentar. "Sempre assisto aos debates e procuro me informar das propostas."

A proteção ao meio ambiente é um dos temas que mais tem preocupado o jovem deputado, que nesta edição do Parlamento Jovem apresentou o projeto de número 70, pelo Partido da Natureza, que propõe a obrigatoriedade da coleta e encaminhamento para reciclagem do óleo de cozinha utilizado por estabelecimentos comerciais e industriais que consumam mais de dez litros mensais.

A criação do Programa Estadual de Garantia de Alimentação Regular (Pegar), que propõe a distribuição de alimentos para famílias de baixa renda, foi apresentado pela deputada Karine da Costa, integrante do Partido da Agricultura, como forma de colaborar na erradicação da fome no país.

Karine, que é integrante da chapa vencedora e aluna da EE Engenheiro Paulo Chagas Nogueira, de Embu, destacou a colaboração de professores e colegas para que pudesse participar e elaborar o projeto que apresentou. "Foi um grande desafio e uma oportunidade de conhecer e saber como funciona o Poder Legislativo."

"É muito bom ver os meus colegas acreditando no meu discurso, na minha mensagem. Em 2008 estive aqui como 1ª secretária e este ano volto como presidente, é gratificante", afirmou Virginia Frasson, aluna da EE João Ometo, de Iracemápolis.

Para a presidente do Parlamento Jovem, as subsequentes edições atestam a vontade do jovem de participar da política e trazer suas ideias. Virginia apresentou o projeto de número 93, pelo Partido da Saúde, que propõe a criação da Semana Estadual de Combate e Prevenção da Obesidade Infantil. (PM)

alesp