Festa japonesa em São José dos Campos
São José dos Campos sediou o inédito Tanabata Matsuri Vale do Paraíba, nos dias 19 e 20/11. Um evento tipicamente japonês, que reuniu mais de 20 mil pessoas no pavilhão Gaivotas do parque da cidade.
O evento foi realizado pela Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (Acal) e contou com o apoio de diversas entidades nikkeis da região, da prefeitura local e também do deputado Hélio Nishimoto (PSDB), que indicou emenda parlamentar para a realização do evento.
A festa contou com mais de 40 estandes de produtos típicos e o melhor da culinária oriental, além de apresentações culturais de música e dança.
Para Hirofumi Ikesaki, presidente da Acal, há um grande número de descendentes japoneses que moram no Vale do Paraíba, mas não há muitos registros de eventos voltados para essa comunidade.
"O Tanabata Matsuri vale do Paraíba foi importante para reunir a comunidade nikkei da região e apresentar aos já simpatizantes e público em geral um pouco mais da cultura e tradições orientais", afirmou o deputado Nishimoto.
helionishimoto@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
- Alesp autoriza adesão do Estado de SP ao programa federal de transparência fiscal
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições