Festa japonesa em São José dos Campos


24/11/2011 15:09

Compartilhar:

Deputado Nishimoto entre voluntárias no Tanabata Matsuri Vale do Paraíba <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/NISHIMOTOjaponesaX.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

São José dos Campos sediou o inédito Tanabata Matsuri Vale do Paraíba, nos dias 19 e 20/11. Um evento tipicamente japonês, que reuniu mais de 20 mil pessoas no pavilhão Gaivotas do parque da cidade.

O evento foi realizado pela Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (Acal) e contou com o apoio de diversas entidades nikkeis da região, da prefeitura local e também do deputado Hélio Nishimoto (PSDB), que indicou emenda parlamentar para a realização do evento.

A festa contou com mais de 40 estandes de produtos típicos e o melhor da culinária oriental, além de apresentações culturais de música e dança.

Para Hirofumi Ikesaki, presidente da Acal, há um grande número de descendentes japoneses que moram no Vale do Paraíba, mas não há muitos registros de eventos voltados para essa comunidade.

"O Tanabata Matsuri vale do Paraíba foi importante para reunir a comunidade nikkei da região e apresentar aos já simpatizantes e público em geral um pouco mais da cultura e tradições orientais", afirmou o deputado Nishimoto.



helionishimoto@al.sp.gov.br

alesp