Obra de acesso para Santo Antonio do Pinhal


10/02/2006 16:28

Compartilhar:

Padre Afonso Lobato <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PADRE OBRA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A construção de uma alça de acesso para o município de Santo Antonio do Pinhal, na altura do Km 33,3 da rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123), será iniciada nos próximos 45 dias pelo governo do Estado. A ligação substituirá o atual trevo situado após o túnel (sentido Via Dutra/Campos do Jordão) e oferecerá mais segurança aos motoristas que trafegam em direção à estância, bem como a São Bento do Sapucaí e sul de Minas Gerais. O início das obras foi confirmado, por meio de ofício, ao deputado Padre Afonso Lobato (PV), que tem insistido para a execução da benfeitoria junto à Casa Civil, à Secretaria de Transportes e ao governador Geraldo Alckmin.

Atualmente, o acesso para Santo Antonio do Pinhal é feito pelo trevo com cruzamento em nível na SP-123. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, a baixa visibilidade no cruzamento motiva graves acidentes. "A região fica a mais de 1.160 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, local com ocorrência freqüente de neblina, que prejudica a segurança na travessia", observou o deputado. Conforme avaliação técnica, a obra custará cerca de R$ 6 milhões. "O projeto torna-se caro porque demandará tecnologia de ponta, devido à sua localização em meio à encosta da serra", acrescentou o parlamentar.

O projeto está em fase de sondagem de solo e os primeiros materiais já começaram a chegar no canteiro de obras da alça, que fará a ligação com a SP-46 (rodovia Oswaldo Barbosa Guisard). A extensão será de aproximadamente um quilômetro e o projeto inicial foi elaborado pela empresa Pentágono. "Estamos empenhados em garantir cada vez mais qualidade de vida à população, além de atrair mais turistas para fomentar a economia local", destacou o deputado. Padre Afonso acrescentou que o secretário de Estado dos Transportes, Dario Rais, e o governador Geraldo Alckmin ainda comprometeram-se a estudar outros pedidos para novos entroncamentos na malha viária da região. "São obras para oferecer mais segurança na SP-125 (Taubaté/Ubatuba). Uma fica no acesso para Redenção da Serra (SP-121) e outra na altura do Km 3, próximo ao bairro Marlene Miranda", explicou o deputado.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp