Sessão solene abre Congresso dos Muçulmanos da América Latina e Caribe


30/08/2004 16:12

Compartilhar:

Abertura do 18º Congresso dos Muçulmanos da América Latina e Caribe<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Muculmanos B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Crianças cantam em homenagem ao congresso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/MuculmanosA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Parlamento paulista realizou na última sexta-feira, 27/8, sessão solene, com a finalidade de realizar a "Abertura do 18º Congresso dos Muçulmanos da América Latina e Caribe", com o tema "O Islam Contra a Discriminação", requerida pelo deputado Said Mourad (PFL), que presidiu os trabalhos. O parlamentar destacou a atualidade do tema abordado neste congresso e fez depoimento sobre o inconformismo dos muçulmanos diante das injustiças.

O evento começou com a leitura de trecho do "Alcorão" feita por Ahmad Nasser, aluno do Instituto "Abubakr Assidk Memorização do Alcorão".

O deputado federal Jamil Murad (PCdoB-SP) discursou e leu mensagem do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, aos congressistas.

Também fizeram pronunciamentos Douglas Martins de Souza, que representou a ministra Matilde Ribeiro; Abdallah Al Obeid, presidente do Instituto de Direitos Humanos do Reino da Arábia Saudita; Mohamad Habib, diretor do Instituto de Biologia da Unicamp; Raya Mourad, presidente da Liga das Senhoras Mulçumanas; Damasquino Mansur; Hassab Garib, diretor da Associação Beneficente Islâmica do Brasil; Monsenhor Santi, que representou a Igreja Católica; Ricardo Cerqueira Leite, membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias; Nawfal Assa Mossa Alssabak, vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Iraque; Paulo Saad Jafet, vice-presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação; Jamile Abdel Hatif, diretora do Instituto Jerusalém do Brasil; e professora Mirian Ahmad Saifi; Abdul Fatah Al Bezm, Muft de Damasco, Síria; Ahmad Ali Saifi, presidente do Centro de Divulgação do Islam para a América Latina e Caribe e também do referido congresso.

Alunos da Escola Islâmica de Vila Carrão apresentaram um número musical, sob a regência do xeique Mohamad Amama. Alunas do Instituto "Aysha de Memorização do Alcorão" entoaram passagens do texto sagrado, sob a condução de Mariam Ahmad Saifi. E o Grupo Teatral Palestino Al Intifada fez a apresentação final.

Durante a solenidade, foi exibido vídeo sobre congressos e atividades assistenciais islâmicos.

alesp