Riqueza de detalhes, de cores e um profundo sentido da natureza nos esmaltes de Cid Freitas

Emanuel von Lauenstein Massarani
10/10/2003 14:00

Compartilhar:

Cid Freitas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/CFreitas101003.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Flamboyant<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Flanboyan.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os esmaltes de Cid Freitas são de uma criatividade incomum. A construção do tema e sua criação formam um conjunto da melhor atualidade artística, com tons cromáticos repletos de luminosidade. A vivacidade do tema, o equilíbrio dos volumes, a justa distribuição dos elementos do puzzle são pontos essenciais que sintetizam a expressão inovadora desse jovem artista.

A relação da figura central com o conjunto, a vibração dos tons, o sentido do volume e a motivada construção do tema são o resultado de um elaborado conceito que alimenta suas composições. Os tons escolhidos são a demonstração evidente de que a própria composição é válida como obra per se: uma obra que aglomera inúmeras cores, onde cada detalhe valoriza o seu conjunto. Com habilidade e elegância, confia a cada elemento esmaltado uma personalidade artística.

Desde quando cortou com sua infância, e no eventual desejo de revivê-la, dia a dia a inventa mais bela, colorida e povoada de temas próximos de seu estado de espírito do momento. Cid Freitas alcança, assim, a expressão do mundo com que sonha, não do mundo em que vive, pois aquele é o seu verdadeiro mundo.

Sua personalidade encontrou na arte do esmalte não-somente a expressão do próprio mundo fantástico, mas a remoção de eventuais bloqueios do seu inconsciente. Seu êxito constitui um fruto maravilhoso, uma vez que do mundo da fábula floresce o mundo da realidade.

Na obra Flamboyant, doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, Cid Freitas, envolvido por uma fantasia iluminada e sensível aos mínimos estímulos, consegue transmitir com riqueza de detalhes e de cores seu profundo sentido em defesa da natureza.

O artista

Cid Freitas nasceu em São Paulo no ano de 1960. Autodidata, estuda e pesquisa a arte do esmalte sobre metais desde 1976. É engenheiro eletricista pela Faculdade de Engenharia São Paulo (Fesp). Participou de inúmeras exposições, individuais e coletivas, destacando-se: "Primavera nas Cores do Esmalte sobre Metal", Espaço Cultural Citibank, São Paulo; "A Arte do Esmalte sobre Metais", Casa da Cultura de Santo Amaro, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo; "Exposição Imagens", Espaço 48, NGT, São Paulo; "Mostra Comemorativa 449 Anos de São Paulo", Pólo Cultural Casa da Fazenda do Morumbi, Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, São Paulo; "A Arte do Esmalte Sobre Metais", Espaço Cultural do Citibank, São Paulo; "A Arte do Esmalte e Suas Multiplicidades", Espaço Cultural Júlio Prestes, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo; Núcleo Brasileiro da Arte do Esmalte, São Paulo; "Mostra Comemorativa dos 446 Anos de São Paulo"; "Mostra Comemorativa ao Dia Internacional da Mulher", Pólo Cultural Casa da Fazenda do Morumbi, Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, São Paulo; Livraria Cultura; "A Arte do Esmalte dos Séculos XVIII ao XXI", Academia Brasileira de Arte, Cultura e História; "Mostra de Esmalte Sobre Metais", Paço das Artes, Museu de Imagem e Som (MIS), São Paulo; "A Arte do Esmalte", Centro Municipal de Cultura do Guarujá, SP.

Esteve presente com suas obras em diversas exposições internacionais, entre elas: 5eme Rencontres Internationale de l'Email Morez (França) e Le Sentier (Suíça); IV Exposición International "El Món de l'Esmalt" (2001); Museu de l'Esmalt Contemporani, Barcelona (Espanha); VIeme Biennale Internationale de l'Email, Limoges (França); Fórum Internacional sobre Esmaltação Artística, Limoges (França); I Simpósio Internacional Audiovisual de Esmaltes, Escola d'Arts Aplicades "Llotja", Barcelona (Espanha). É autor da escultura Caminho, praça dos Três Poderes, Araçariguama, SP.

Possui obras em diversos acervos públicos. Por outro lado, realizou para a Abravest os troféus concedidos para Costanza Pascolato, Prêmio Promotora de Moda 2002, e para Maria José de Carvalho, Prêmio Promotora de Moda 2001.

alesp