Brasil Império agora via Internet.


27/08/2004 18:10

Compartilhar:

Litogravura de Jules martin do projeto originário do Viaduto do Chá<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/viaduto cha.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

São cerca de 250 mil páginas em 25.100 documentos e devidamente catalogados. É na tentativa de facilitar a vida dos pesquisadores e demais interessados que o Acervo Histórico da Assembléia Legislativa acaba de disponibilizar on line um sistema que possibilita a busca no banco de dados do período imperial brasileiro.

A documentação abrange desde a criação da Assembléia Legislativa Provincial de São Paulo (1835 ) até o fim do Regime Monárquico, em 1889, e representa uma ferramenta de grande ajuda para os estudiosos da época. O sistema permite a busca por assunto, local, data, ou tipo de documento - economia tempo e trabalho para o pesquisador.

Entre os documentos disponíveis, encontram-se plantas, abaixo-assinados, orçamentos. Um prato cheio para quem estuda história dos municípios. Procurando bem, é possível encontrar raridades como o primeiro projeto do Viaduto do Chá, datado de 1879.

Segundo Dainis Karepovs, diretor do Acervo, "as assembléias foram criadas dentro de um contexto em que se buscava dar mais autonomia para as províncias", o que faz do Império uma época extremamente interessante".

O jeito mais fácil de acessar o banco de dados é através do site da Assembléia www.al.sp.gov.br. Através do link "Conheça a Assembléia", é possível chegar no setor "Acervo Histórico". Depois, basta clicar na seção "Banco de Dados - Império".

alesp