Mostra do pintor Sam no Espaço Portinari


20/06/2007 11:35

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt=""Subindo o Rio Mississipi", obra de Sam Clique para ver a imagem "> Sam<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sam - Samuel.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Encontra-se aberta no Espaço Portinari uma pequena mostra individual do pintor Sam, pseudônimo artístico de Samuel Pinheiro da Silva.

De 1999 a 2001, como reeducando, Sam prestou serviços junto à Secretaria de Recuperação de Bens Culturais, Artísticos e Ambientais, onde se especializou no restauro de móveis e edificações antigas. Paralelamente, no Parque da Água Branca, sede daquela secretaria, exercia atividades artísticas, expondo ao ar livre e ministrando aulas de pintura a pessoas da terceira idade.

Atualmente, além de pintar quadros, ele tem se dedicado a pintar grandes murais em edificações públicas no interior do Estado, inspirando-se em motivos da natureza.

A propósito da obra do artista, o crítico Emanuel von Lauenstein Massarani escreve: "Sam pinta por uma necessidade primitiva. Ele encontra sua motivação exterior no próprio ato em que se manifesta e se materializa o gesto. Suas pinceladas não bloqueiam as formas na estabilidade de uma estrutura de desenho-luminosidade, mas fragmentam o tecido matérico numa quantidade de traços e de manchas que encontram unidade e harmonia no movimento geral da composição".

E conclui: "A obra Subindo o Rio Mississipi, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, nos transmite, através de um cromatismo envolvente, a atmosfera fluida e noturna criada pelas antigas embarcações que subiam o maior rio americano".

alesp