Programa de TV debate alternativa para o biodiesel


02/05/2007 21:05

Compartilhar:

Otávio Ceschi Jr. e Sebastião Almeida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SEBASTIAO ALMEIDA  TERRAVIVA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Sebastião Almeida (PT) participou no último dia 25/4 do programa Dia-a-Dia Rural, apresentado por Otávio Ceschi Jr. e transmitido ao vivo pelo canal TV Terraviva, às 11h. Ele falou sobre o pinhão manso como alternativa para a produção do biodiesel, principalmente para a agricultura familiar. Segundo Almeida, este pinhão é uma planta resistente e requer pouco manejo, pois sua colheita é manual. Suas sementes possuem mais de 33% de óleo.

O deputado pretende visitar os produtores de pinhão manso do Estado para saber mais sobre o produto. Ele relatou a experiência de Jales, no interior paulista, onde produtores, em parceria com a prefeitura, estão plantando 20 hectares para o cultivo de mudas. Almeida prevê que dentro de um ano e meio as mudas serão transferidas para local definitivo, em pequenas propriedades rurais.

Recentemente, o parlamentar recebeu um projeto sobre o cultivo do pinhão manso da Federação dos Assentados do Mirante do Paranapanema, com estudos sobre a viabilidade do plantio dessa cultura naquela região. Segundo relato do deputado, eles estimam plantar 60 mil hectares nos próximos dez anos em toda a região do Pontal do Paranapanema.

Ao terminar sua participação no programa, Almeida se colocou à disposição para debater projetos que, como o do pinhão manso, unem geração de emprego e renda e sustentabilidade ambiental.

salmeida@al.sp.gov.br

alesp