Deputado participa de fórum paradesportivo em Bauru


14/05/2009 11:43

Compartilhar:

Deputado Pedro Tobias, Linamara Battistella e o vereador bauruense Fábio Manfrinato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/PEDROTOBIASFORUM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Pedro Tobias (PSDB) participou na tarde de quarta-feira, 13/5, do 2º Fórum Regional "O Esporte e o Lazer na Inclusão da Pessoa com Deficiência", organizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no teatro municipal de Bauru.

Pedro Tobias elogiou o trabalho da secretária estadual da pasta, Linamara Rizzo Battistella, para garantir a inclusão social das pessoas com deficiência. O deputado também destacou a iniciativa do governador José Serra, que criou uma secretaria específica para o setor.

Na abertura do fórum, Linamara explicou como vem encarando o desafio de articular e desenvolver políticas públicas voltadas à população com deficiência, mais de 4 milhões de pessoas em todo o Estado. "Esse expressivo número é parte dos 24,5 milhões de brasileiros que requerem condições diferenciadas para o pleno exercício da sua cidadania", ressaltou a secretária.

Para garantir o acesso e a inclusão das pessoas especiais, a secretária disse estar desenvolvendo ações estratégicas em parceria com as demais secretarias de Estado, entre elas, a disseminação do conceito de acessibilidade nos municípios; a adequação das moradias das pessoas com deficiência temporária ou permanente; a criação da rede estadual de reabilitação Lucy Montoro, com capacidade para mais de 10 mil atendimentos em várias cidades do Estado; o programa de empregabilidade e a criação do Comitê de Apoio ao Paradesporto, que tem como principal incumbência a elaboração, acompanhamento e avaliação do Plano de Ação Paradesportivo do Estado de São Paulo, assegurando o direito de participação das pessoas com deficiência nas atividades de esporte e lazer oferecidas no calendário oficial do governo do Estado.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp