Através da shadow art, uma visão saudosa de Mitiko Yanagui sobre o Japão.


28/08/2009 16:27

Compartilhar:

A artista nissei Mitiko Yanagui juntamente com visitantes, sendo recebida pelo critico Emanuel von Lauenstein Massarani, Superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/MITIKO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A exposição "Japão: uma visão saudosa" com obras de Mitiko Yanagui permanecera aberta até 11 de setembro no Espaço Cultural Candido Portinari, no mezanino do Hall Monumental. Trata-se de 28 obras doadas ao acervo do IPH " Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo e realizadas numa técnica especial denominada "shadow art".

Essa arte, baseada sobre a relação entre matéria, luz e espaço, encontra em Mitiko Yanagui uma rara representante no Brasil. Ela cria através desta curiosa arte das sombras projeções bi e tridimensionais.

Segundo o critico Emanuel von Lauenstein Massarani: "A artista conta aspectos sugestivos da natureza, mediante uma técnica que tem o mágico poder de criar perspectivas, transparências e clareza fora do comum juntamente com um profundo equilíbrio de cores.

Com um temperamento reflexivo e intimista, Mitiko elabora seu trabalho pacientemente, mas com um entusiasmo ímpar. O todo com a humildade e a paciência de quem tem com a arte uma relação autêntica, uma inata sensibilidade iluminista e plástica, uma instintiva necessidade de criar, realizar uma obra e de comunicar".

A mostra pode ser visitada diariamente das 9h às 18h com exceção de sábados e domingos.

alesp