Deputado discute Cidade Legal com secretário de Habitação


05/02/2010 16:46

Compartilhar:

Maria José Stivalli, Agnelo Matos e Aldo Demarchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/DEMARCHICIDADELEGAL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Aldo Demarchi (DEM) esteve com o secretário de habitação, Agnelo da Silva Matos Neto, e com a diretora do departamento de regularização de loteamentos, Maria José Vaz Pimentel Stivalli. O objetivo foi conversar sobre meios de auxiliar as famílias que precisam regularizar seus imóveis em Rio Claro. O deputado se dispôs a ajudar o município a sanar este problema através do programa Cidade Legal e lembrou de algumas ações direcionadas à proposta.

Em outubro de 2009, o deputado levou o primeiro seminário de capacitação de agentes municipais para atuarem no Cidade Legal. Na ocasião, representantes de quase 20 cidades participaram e foram treinados para executar o programa em suas cidades de origem.

Em novembro do mesmo ano o deputado entregou ao prefeito de Rio Claro, Du Altimari, as orientações para adesão do município ao programa. Criado pelo governo de São Paulo em 2007, o objetivo é fornecer orientação e apoio técnico às ações de regularização de parcelamentos do solo, conjuntos habitacionais, condomínios, assentamentos precários e favelas, públicos ou privados, para fins residenciais.

Outra medida de grande impacto social que favorece a regulamentação de imóveis foi a redução dos valores pagos aos cartórios para o primeiro registro de imóveis de interesse social através da Lei 13.290, aprovada em dezembro de 2008 pelos deputados na Assembleia Legislativa.



ademarchi@al.sp.gov.br

alesp