Escola Estadual de Mauá terá Projeto inédito de Rádio


21/01/2010 17:07

Compartilhar:

Deputado Donisete Braga e Walmir Maia,  diretor da Rádio Z.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2010/DONISETERADIO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma escola estadual localizada num dos bairros mais carentes de Mauá vai abrigar este ano um projeto inédito de rádio, envolvendo 1.600 alunos, professores, pais, profissionais de comunicação e toda a comunidade. Além de capacitar alunos nas tecnologias da informação e comunicação, o projeto visa estimular a consciência crítica dos moradores e contribuir para o desenvolvimento do bairro. Estão previstos até programas de auditórios organizados e apresentados pelos alunos nos sete meses de duração do projeto.

Denominado "Juventude e Paz na Intermídia", o projeto, aprovado pela Secretaria Estadual de Cultura terá coordenação da equipe da Radio Z FM e será desenvolvido dentro da Escola Estadual Irene da Costa Silva, no Jardim Itapeva. Os recursos que vão patrociná-lo foram liberados após aprovação de emenda do deputado Donisete Braga na Assembleia Legislativa. "Esta é a primeira rádio comunitária no estado a receber recurso púbico para um projeto desta natureza", relatou o diretor da Rádio Z, Walmir Maia. Segundo ele, o deputado acreditou na idéia e o sucesso da experiência poderá desencadear projetos da mesma natureza em outras escolas do estado.

Maia explicou que "a Escola vai operar, por professores e alunos, uma rádio que os une à vida da comunidade". Para tanto, 30 pessoas entre alunos e professores receberão capacitação em comunicação, produzindo reportagens, entrevistas, fotos, programas de estúdio e auditório, webradio, gravações em áudio, etc. Semanalmente a Radio Z FM vai reproduzir a produção semanal dos alunos. Será criado um site na internet para dar vazão à produção geral.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp