Exército e seu patrono são homenageados em sessão solene


26/08/2011 19:15

Compartilhar:

Deputado Barros Munhoz (3º esq.) abre solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/SolExercitoBrasMunhoz.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Capez (ao centro) e autoridades durante cerimônia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/SolExercitoBrasileiroMMY.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/SolExercitoBrasileiroMMY2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/SolExercitoBrasileiroMMY1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Fernando Capez (PSDB) entregou a Medalha Ives Gandra da Silva Martins, comenda da Assembleia Legislativa, ao comandante militar do Sudeste, general de exército Adhemar da Costa Machado Filho, em sessão solene realizada nesta sexta-feira, 26/8. Capez foi o proponente da sessão, que homenageou o Exército brasileiro e seu patrono, marechal Luís Alves de Lima e Silva, o duque de Caxias.

A sessão foi aberta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz, que expressou o reconhecimento ao Exército, "que, além de cuidar da preservação física do país, preserva os valores nacionais". Ele agradeceu o convite para a cerimônia do Dia do Soldado, da qual participou, na manhã de ontem, na sede do CMS. "Foi uma emoção estar em um evento tão pleno de civismo. A gente se sente mais brasileiro", completou Munhoz.

A coerência histórica e de valores do Exército também foi destacada por Capez, em seu pronunciamento. "É preciso valorizar o Exército e colocá-lo à altura do reconhecimento que a ele foi dado pela Constituição", disse o parlamentar. Capez lembrou ainda o papel social da instituição, destacando que em diversas ocasiões as populações carentes não têm outra instituição a quem recorrer.

A reverência ao duque de Caxias, segundo o parlamentar, vai além de "seus predicados de bravura, honradez e desambição", para marcar seu papel e o do Exército como mantenedores da união física e da integralidade do território brasileiro.

"Feliz o povo que tem como símbolo histórico o duque de Caxias, que impediu que o país se fragmentasse e manteve a união nacional, sob o manto da pacificação", completou o general Machado Filho.

O comandante militar ressaltou ainda que os conflitos históricos estão hoje plenamente superados e que a integração entre o Exército brasileiro e as instituições semelhantes nos países latinoa-americanos é exemplar.

A sessão solene foi prestigiada por diversas autoridades, entre as quais o vice-almirante Luiz Guilherme Sá de Gusmão, do 8º Distrito Naval; o comandante da 2ª Divisão do Exército, general de divisão Floriano Peixoto Vieira Neto; o secretário-adjunto da Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Daniel Cintra Pereira; e o desembargador Marco Antonio Marques da Silva, representando o Tribunal de Justiça de São Paulo.

alesp