Transmitidas pela fantasia, as imagens de Marisa Picó possuem sentido magnético

Acervo Artístico
04/07/2005 14:46

Compartilhar:

Marisa Picó<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MarisaPico.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Sem título, doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/marisa pico obra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Marisa Picó é uma artista de inspiração instintiva e calorosa, que realiza suas paisagens fictícias ancoradas em elementos vagamente figurativos, embora abstratos. Os contrastes das sombras e das massas salientes sugerem cenas lunares. Seu abstracionismo é imediatista, aceso e vibrante.

É notável a fantasia que transmite em suas obras: suas composições são imaginárias e possuem uma espécie de sentido magnético e interplanetário. Nelas encontramos plena vitalidade, particularmente expressa por uma paleta feliz e brilhante.

Partindo das fundamentais premissas históricas da pesquisa abstrata, a artista desenvolve um discurso coerente, elaborado com cuidadosa e bem calculada linguagem.

Marisa Picó se orienta na recuperação das imagens transmitidas por sua fantasia. Vale salientar que qualquer aventura possível da realidade, num espaço simbólico, atemporal e ilimitado, revela-se fisicamente e articula-se mediante uma límpida consistência da intuição visual.

Um forte sentimento gramático se exprime com a ascensão da cor, seja com o desenho das coisas levadas a sublinhar o seu valor plástico, a sua presença mássica, a sua colocação no espaço. Em resumo, uma pintura veemente e lacônica, toda viva e dramática. Onde o encanto lírico também está presente com a exaltação da cor, modulada cristalina, sua tensão moral e sua energia.

Em sua obra Sem título, doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, refletem-se as forças da natureza nos seus silêncios, nas suas metamorfoses, nas suas explosões, mas também em suas harmonias.

A Artista

Marisa Picó nasceu em Vinã del Mar, Chile, em 1962. Após ter realizado seus estudos primários e secundários no Colégio do Sagrado Coração, ingressou na Escola de Arquitetura da Universidade Católica de Valparaíso, onde se formou em arquitetura, desenho industrial e artes gráficas. Posteriormente, formou-se em matemática e biologia na Faculdade de Pedagogia.

Artista plástica, muralista e artesã autodidata, a partir de 1997, centralizou suas atividades no campo das artes plásticas, especialmente na pintura.

Participou das seguintes exposições de arte: "Nosotras También Hacemos", Organização Paulista de Arte; Galería Malí Villas-Boas (1998); "Beleza e Arte", Paluart " Orientação Artística, Galería Art Vie; III Salão de Artes Plásticas, Organização Paulista de Arte; Salão Internacional de Arte, Caraguatatuba (1999); Salão Internacional de São Paulo, Arte Contemporânea; II Salão de Artes Plásticas de Peruíbe (2000).

Entre diversos prêmios, recebeu medalha de bronze no Salão Internacional de São Paulo, menção honrosa no III Salão de Artes Plásticas e medalha de ouro no Salão de Artes de Peruíbe.

alesp