Secretário pede a votação da PEC a favor do turismo paulista


02/06/2009 21:11

Compartilhar:

Claury Santos Alves da Silva e Barros Munhoz <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/ColLideres - sec claury e pres munhoz (6 of 11).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário estadual de Esportes, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva, esteve nesta terça-feira, 2/6, em reunião do Colégio de Lideres da Assembleia para pedir a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 1/2008, de autoria da deputada Célia Leão (PSDB). A propositura pretende alterar o artigo 115, §2º, da Constituição estadual, de forma a permitir a propaganda oficial dos polos de atração ao turismo, possibilitando maior conhecimento do Estado no país.

Segundo Claury, São Paulo é o principal emissor e receptor de turistas domésticos do Brasil, e tem o maior número de meios de hospedagem, de parques temáticos " com 52 roteiros e circuitos identificados, como o de águas, de aventura e dos lagos " e a maior capacidade de receber eventos como congressos, convenções, feiras e exposições.

O Estado contempla todos os segmentos do turismo, que são o ecoturismo, de sol e praia, aventura, compras, pedagógico (estudo e intercâmbio), cultural, religioso, rural e de saúde, além do de negócios e eventos, que é o maior. O problema, segundo o secretário, é a falta de divulgação dos atrativos, principalmente no entorno da capital, que leva o turista de negócios a não estender sua viagem para o fim de semana.



PEC autoriza propaganda oficial de polos turísticos



Dentre as ações para incrementar o turismo, o secretário de Esportes, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva, citou o lançamento, previsto para meados de junho, de um portal na internet com imagens dos atrativos do Estado, que terá caráter interativo. Ainda segundo Claury, com base nas leis aprovadas na Assembleia, será formatado um calendário de festas que poderá aumentar o turismo nas cidades envolvidas.

Segundo Claury, está sendo realizado um trabalho conjunto com as prefeituras locais para revigorar essas festas. O objetivo é que os eventos mantenham sua autenticidade e envolvam cidades das cercanias, caso do Circuito de Artes de Ribeirão Preto, que pode englobar cidades do entorno como Brodowski e Batatais.

O secretário ainda agradeceu a Assembleia pela aprovação, no dia 28/5, do Projeto de Lei 579/2008, que autoriza a criação da Companhia Paulista de Eventos e Turismo (CPETUR), que ficará vinculada à sua pasta, e "que fazia falta como indutor de negócios de turismo".

alesp