Catanduva prioriza despoluição do rio São Domingos e recuperação de estradas

Audiência pública em Catanduva
06/10/2005 18:54

Compartilhar:

Deputada Beth Sahão; pres. da Câmara, Daniel Palmeira de Lima; deputados Enio Tatto e Geraldo Vinholi; prefeito de Paraiso, Gilberto Galbeiro e o prefeito de Catanduva, Afonso Macchione Neto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CATANDUVAMESA56.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Câmara de Catanduva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CATANDUVAGERAL35.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O vereador Marquinhos Ferreira, de Catanduva, pediu a palavra na audiência publica sobre o orçamento estadual na Câmara de Catanduva, para reforçar o pedido de despoluição do rio São Domingos e a recuperação de estradas vicinais. O empresário José Alexandre Ronan enfatizou a questão das estradas.

Renato Frate, de Catanduva, reiterou as propostas de recursos para a Fundação Padre Albino, a recuperação de estradas, a despoluição do rio São Domingos e destacou a necessidade de mais verbas para a Apae.

Sebastião Bizarri, agricultor, reivindicou que os pequenos lavradores recebam indenização por perda de terra decorrente de quebra de safra.

O 1o secretario da Câmara de Catanduva, Vanir Braz, pediu mais recursos para a Apae e

o diretor técnico do Pólo Regional Centro Norte, de Pindorama, Lucio Martins, pediu mais atenção ao segmento agrícola.

O desmonte do funcionalismo foi a preocupação de Reinaldo Alves. Ele falou do PLC 3031, que extingue o Ipesp para professores, cabos e soldados, criando um novo fundo de contribuição. A matéria, segundo ele, poe por terra vários direitos dos funcionários públicos. Ele ainda pediu a criação de um posto de atendimento do Iamspe em Catanduva e protestou contra o veto as emendas da Educação na LDO 2006.

Márcia Furlan, vereadora de Urupês, inovou ao solicitar a extensão do Programa Viva Leite ao idoso. Em nenhuma audiência anterior tal pedido havia sido feito.

Cássio de Freitas, vereador de Novo Horizonte, pleiteou o asfaltamento da ligação de sua cidade ao rio Tiete e melhorias da estrada Catanduva - Novo Horizonte.

O presidente da Câmara de Novo Horizonte, Nelson Luiz Benevenuto, retomou a questão das vicinais, destacando a ligação entre seu município e Urupês. Solicitou também a construção de passarela para ligar os bairros de São José e Esplanada, sobre rodovia em Novo Horizonte, e benfeitorias em escolas técnicas estaduais.

Palavra dos componentes da mesa

O prefeito de Catanduva, Afonso Macchione Neto, chegou de São Paulo após o inicio da audiência, mas foi convidado a integrar a mesa. Ele destacou como demanda a despoluição do rio São Domingos, a repavimentacao de estradas e a instalação de uma unidade do Bom Prato em Catanduva.

O prefeito de Paraíso, Gilberto Galbeiro, quer maior atenção para os assentados de sua cidade e para aqueles que perderam o emprego, em decorrência do fim da colheita de cana. "E preciso melhorar o atendimento do Estado na assistência social."

O presidente da Câmara local, Daniel Palmeira, entregou documento que solicita a recuperação de avenidas de Catanduva, bem como a construção de galerias pluviais.

Geraldo Vinholi, 1o secretario da Assembléia, disse que esta audiência e uma experiência inovadora do Legislativo que vai permitir a região de Catanduva conquistar novos espaços. "E o momento de pedir mais dotação para investimentos na região, pois a partir deste orçamento Será possível a apresentação de emendas pontuais."

Beth Sahão fez o encerramento da reunião, pontuando o que foi solicitado e relatando a manifestação realizada por milhares de professores na tarde de ontem na Assembléia.

Ao fechar os trabalhos, Enio Tatto, declarou que alem de fazer as sugestões ao orçamento e importante que a população fiscalize a implementação de tudo o que foi sugerido.

alesp