Associação Paulista do Ministério Público é homenageada em seus 70 anos de fundação


28/11/2008 15:50

Compartilhar:

Zuleika Sucupira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/zuleika sucupira kenhorth (6 of 7).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Antonio Marrey<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/marrey.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Washington Epaminondas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/washington epaminondas (4 of 4).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez e Vaz de Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/dep capez e pres vaz (3 of 7).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/dep capez.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Grella Vieira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/fernando grella.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Associação Paulista do Ministério Público, que completou 70 anos de fundação neste ano, foi homenageada em sessão solene realizada nesta sexta-feira, 28/11, na Assembléia Legislativa. Solicitada pelo deputado Fernando Capez (PSDB), a reunião foi marcada pela presença de muitos integrantes do Ministério Público.

Washington Epaminondas Barras, que preside a associação pela quarta vez, saudou a presença do ex-presidente da Assembléia Legislativa e também da APMP, Benedito Máximo. Em discurso, ressaltou que não obstante a idade da entidade, "ela é uma menina-moça, renovada, e a cada dia presta mais serviços aos integrantes do Ministério Público e à própria sociedade". Ele lembrou também batalhas travadas junto aos parlamentos paulista e federal em busca de fortalecimento da instituição.

Já o procurador-geral de justiça, Fernando Grella, observou que a atuação da APMP não se resume a uma postura classista. Segundo ele, as propostas e os estudos da entidade são colaborações valiosas para a apresentação de proposituras de parlamentares. Grella citou a Lei de Ação Civil Pública como exemplo dessa colaboração. O procurador-geral também louvou a iniciativa de Capez pela homenagem à Associação.



Primeira promotora

Representando o governador do Estado, Luiz Antônio Guimarães Marrey, secretário estadual de Justiça e Cidadania, disse que a participação da Associação foi fundamental à época da Assembléia Nacional Constituinte, na elaboração legislativa referente ao Ministério Público, conferindo-lhe as atuais prerrogativas e garantias.

Mereceu destaque de Capez a presença de Zuleika Sucupira. Atualmente com 96 anos, ela foi a primeira promotora de justiça do Estado de São Paulo e também a primeira a se associar à APMP. O deputado Capez aproveitou a oportunidade para relatar aos presentes que dos quatro projetos de interesse da instituição que foram apresentados neste Parlamento, três já foram aprovados, sendo que ele será o relator especial do último.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Vaz de Lima - que se encontrava em outro compromisso " participou apenas do encerramento da solenidade. Ele lembrou a relação fraterna que a Casa mantém com o Ministério Público. Destacando que ambos defendem a cidadania, Vaz de Lima disse que não é por acaso que muitos governantes buscam nos quadros do Ministério Público pessoas para ocuparem cargos importantes.

alesp