Projeto pretende criar bibliotecas comunitárias circulantes

ônibus-bibliotecas seriam montados em veículos doados por companhias de transporte
27/07/2011 19:34

Compartilhar:

Programas de ônibus-biblioteca já são adotados em alguns municípios para suprir falta de equipamentos fixos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/onibus2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para a deputada Rita Passos (PV), investir no desenvolvimento social, na educação e na pesquisa com resultados de sucesso garantido é investir no hábito de leitura da população. Evidenciando essa afirmativa, apresentou o Projeto de Lei 677/2011, com objetivo de criar bibliotecas comunitárias circulantes, que atendam favelas e bairros considerados de baixa renda.

A proposta mestra do projeto é disponibilizar enciclopédias, dicionários, revistas e publicações informativas, bem como promover o empréstimo de livros escolares e literatura infantil. Para isso serão montados ônibus-bibliotecas em veículos cedidos pelas companhias de transporte intermunicipal nos momentos de renovação da frota.

A parlamentar justifica sua proposição ao reconhecer a não existência de bibliotecas públicas na maioria das favelas do Estado e em bairros de baixa renda. Como nesses locais existe uma dificuldade crônica de falta de recursos para procurar grandes bibliotecas com a frequência necessária, Rita Passos pretende levar a leitura a essas pessoas, marcando posição contra o velho chavão de que a população de baixa renda não gosta ou não tem interesse em ler.

alesp