Campeão mundial de boxe no "Assembléia Convida"


23/04/2008 19:00

Compartilhar:

Giovanni Andrade e João Barbosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/JOAO BARBOSA SUPER GALO A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Giovanni Andrade e João Barbosa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/JOAO BARBOSA SUPER GALO B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Giovanni Andrade é brasileiro, boxeador ranqueado internacionalmente, detentor de vários títulos nacionais e internacionais, sendo o mais importante, até o momento, a conquista do cinturão Super Galo, em 9/12/2007, pela World Boxing Comission. Sua história de vida passa pelas ruas de São Paulo, vindo jovem de Itapetinga (BA), com 16 anos de idade.

Andrade aderiu ao boxe por acaso. Sem lugar para ficar, dormindo nas ruas, conseguiu acomodação no Centro Esportivo do Tatuapé e passou a ser orientado pelo lendário técnico Baltazar. Vencendo vários títulos como amador, passou para o boxe profissional e conquistou títulos de campeão brasileiro e sul-americano em sua categoria.

Após 12 anos nos EUA, voltou ao Brasil e vai disputar mais um título mundial, na versão do Conselho Universal de Box (UBC), em 31/5, no ginásio do Centro Universitário Ítalo-brasileiro, em Santo Amaro, capital.

Parte da sua história de vida, de lutas e vitórias foi contada em entrevista no programa Assembléia Convida, produzido pela equipe da TV Alesp e que irá ao ar nesta sexta feira, 25/4. "Pouca gente conhece os detalhes da vida desse atleta, que superou todos os limites para encontrar no boxe seu verdadeiro caminho. Foi um depoimento cercado de emoção sobre a luta pela sobrevivência. Giovanni é também exemplo a ser seguido por tantos jovens que perambulam pelas ruas das grandes cidades sem esperança. Ao homem basta acreditar na própria força para encontrar a vitória", afirmou o deputado João Barbosa (DEM), após a gravação do programa.



joaobarbosa@al.sp.gov.br

alesp