Diretora do documentário Família Alcântara recebe o Prêmio Zumbi


23/11/2006 18:15

Compartilhar:

Lilian Solá Santiago<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Lilian Sola Santiago.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por indicação do deputado Roberto Felício (PT), uma das homenageadas com o Prêmio Zumbi dos Palmares foi a cineasta e historiadora Lilian Solá Santiago, mestre em Integração da América Latina.

Cineasta premiada pelo conjunto de sua obra " que reúne documentários, curtas-metragens, videocrônicas e filmes que exaltam a importância da preservação cultural da raça negra e os conflitos sociais que atingem as minorias na sociedade ", Lilian ganhou notoriedade internacional por seu mais recente trabalho, o documentário Família Alcântara.

O filme, dirigido em parceria com seu irmão, Daniel Solá Santiago, leva o expectador a refletir sobre a trajetória de uma família de artistas africanos escravizados no interior de Minas Gerais. O documentário recebeu Menção Honrosa no 27º Festival Guarnicê de Cinema e Vídeo de São Luís (MA) e o Prêmio de Júri no 11º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (MT).

A cineasta participou também de três festivais internacionais de cinema e vídeo: Festival Internacional de Documentários de São Paulo, em 2004, Feira Audiovisual Viaxes na Lusofonia da Galícia (Espanha) e III Festival du Cinéma Pan Africaine du Cannes (França), ambos neste ano.

A convite do deputado Roberto Felício, Lilian Solá Santiago fará uma apresentação do filme na Assembléia, no dia 28/11, às 18h, no auditório Teotônio Vilela. Após a exibição, ela proferirá uma palestra sobre o processo de construção histórica do documentário, relatando suas experiências e descobertas.

rfelício@al.sp.gov.br

alesp