Hospital Estadual de Francisco Morato será inaugurado nesta segunda-feira


30/01/2004 19:28

Compartilhar:

Deputado Ary Fossen (esq.) vai participar de inauguração de hospital em Francisco Morato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/fossenhospital30jan.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Ary Fossen

Com 99 leitos, a unidade beneficiará 470 mil habitantes de cinco municípios

O deputado estadual Ary Fossen (PSDB) estará acompanhando o governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, durante a cerimônia de entrega do Hospital Estadual Professor Carlos da Silva Lacaz, de Francisco Morato, compromisso assumido pelo ex-governador Mário Covas, sob presença do deputado Ary, em junho de 1999, durante a entrega das obras de duplicação da Rodovia Vereador Geraldo Dias, em Jundiaí.

A inauguração está marcada para as 11 horas desta segunda-feira 2/2. Segundo Ary Fossen, a unidade começou a ser construída em abril de 2002 e contará com 99 leitos, servindo de referência para toda região. "Cerca de 470 mil habitantes de Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã serão beneficiados. Serão 21 leitos de internação em clínica médica e pediátrica, outros 21 em clínica ginecológica e obstetrícia de alto risco, 24 em clínica cirúrgica, 17 de UTI adulto e neonatal e mais 16 de berçário, segundo o secretário Barradas. "Fico muito contente, pois a população desta região estava carente de recursos na área social. Este é um presente mais do que merecido", disse Ary Fossen.

O deputado lembrou, ainda, que "até o final do ano, os demais leitos serão ativados gradativamente, e que os equipamentos são modernos e de excelente qualidade. A previsão, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, é de que o hospital realize mais de 6 mil atendimentos anuais pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo urgência e emergência, internações, exames e pequenas cirurgias. Para o secretário, esta é uma obra de extrema importância para amparo à saúde da população. "É um hospital moderno, com todos os recursos disponíveis para atender de maneira exemplar."

Ary Fossen ainda destacou que o hospital tem 4,8 mil metros quadrados de área construída. "O hospital conta também com um moderno espaço de pronto socorro e ambulatório, setor de diagnóstico com raio-x, ultra-sonografia, eletrocardiograma e tomografia, farmácia e centros obstetrício e cirúrgico."

Segundo o deputado, o governo Geraldo Alckmin investiu cerca de R$ 12,4 milhões na construção desta nova unidade, entre obras de aquisição e equipamentos. O hospital será administrado pela Organização Santamarense de Educação e Cultura e pela Universidade Santo Amaro, a exemplo do que já ocorre com a Organização Social de Saúde, implantada desde 1998 e que existe em 15 hospitais estaduais. "É uma iniciativa publica e privada. Entidades civis e associações sem fins lucrativos recebem suporte do Governo do Estado e ficam responsáveis pela administração destes hospitais e pelo cumprimento do contrato de gestão firmado com a secretaria", explicou Barradas.

afossen@al.sp.gov.br

alesp