Colônia rural de Pereira Barreto comemora 72 anos de existência


05/09/2005 15:52

Compartilhar:

Deputado Edson Gomes participa da solenidade em comemoração dos 72 anos de existência do bairro rural do Quilômetro Onze, em Pereira Barreto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Edson Gomes pereira b.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edson Gomes (PFL) participou, neste domingo, 28/8, da solenidade em comemoração dos 72 anos de existência do bairro rural do Quilômetro Onze, em Pereira Barreto.

O evento, organizado pela Associação Cultural e Esportiva da cidade, reuniu mais de 500 pessoas, homenageou pioneiros como Chonosuke Miyata, Yoshmitsu Morishita, Haruo Suenaga, Shiniti Yabu, Tomori Furukawa, Kana Arahata, Shizue Nishimura, Kimiko Ionoue e Miyano Kotsubo.O povoado, fundado pela comunidade nipônica, localizado na margem esquerda do rio Tietê, está quase desaparecendo por causa do êxodo rural.

Edson Gomes, que já foi prefeito de Pereira Barreto, disse que os maiores danos ao desenvolvimento do bairro foram provocados pela inundação da barragem Três Irmãos. "A inundação começou por triplicar a distância do bairro rural até a cidade de Pereira Barreto, além de desaparecer com a velha ponte pensa doada pelo governo japonês, e que ficava sobre o rio Tietê". Hoje, ainda resistem a igreja, algumas dezenas de casas e a velha escola, cujo prédio tem sido restaurado e preservado pelo prefeito Dagoberto de Campos.

egomes@al.sp.gov.br

alesp