Programa incentiva uso da palha da cana-de-açúcar na alimentação animal


11/06/2010 17:38

Compartilhar:

Gilmaci Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2010/GILMACIPALHA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Projeto de Lei 573/2007, do deputado Gilmaci Santos (PRB), institui no Estado o Programa de Aproveitamento da Palha da Cana-de-Açúcar. A técnica criada pelo agrônomo e professor aposentado José Luiz Guimarães de Souza, em conjunto com o economista José Abílio Silveira Cosentino e o artesão Marcelo Ferreira Desidério, na opinião do deputado, tem alto potencial para minimizar problemas ambientais.

Geralmente queimada, a palha da cana descartada no processo de obtenção do álcool combustível pode ser aproveitada para alimentar o gado. Na safra de 2008, por exemplo, foram descartadas 44,5 milhões de toneladas de palha em todo o Estado, o que seria mais que suficiente para alimentar o rebanho paulista.

Segundo Gilmaci Santos, o projeto não seria benéfico apenas ao meio ambiente. "Esse PL também visa direta e indiretamente à geração de empregos, o aprimoramento da mão de obra e o incentivo aos investimentos tecnológicos no setor", conclui o parlamentar. A empresa ou o produtor rural que aderisse ao programa seria beneficiado com a concessão de crédito do Fundo Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento Social (Fides) e do Fundo Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico (Fidec).



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp