Parlamentar quer homenagem a Antonio Russo


04/03/2011 15:55

Compartilhar:

Vanessa Damo e Adriane Monteiro Fontana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/VANESSADAMOADRIANE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Vanessa Damo (PMDB) prepara um projeto de lei para denominar a Fatec (Faculdade de Tecnologia) de São Caetano e ao mesmo tempo homenagear o político e advogado da cidade Antonio Russo, falecido em 2009. A parlamentar visitou a escola na manhã de ontem e conversou com a diretora da unidade, Adriane Monteiro Fontana.

"Esse trabalho de visita prévia geralmente não é feito em denominações, mas eu prefiro sempre entrar em contato com a escola para conhecer o local e as necessidades da administração", disse a deputada. Vanessa considera a homenagem justa, já que Russo foi uma pessoa importante para São Caetano e para a democracia brasileira.

"Achei muito boa a visita. Muitos políticos resolvem denominar escolas sem nunca ter aparecido no local", disse a diretora da Fatec de São Caetano.

Para o vereador Gersio Sartori (PTB), a homenagem é justa para um homem que foi um dos maiores nomes da política da cidade. "Eu mesmo já indiquei que o futuro Espaço Matarazzo, que será um grande parque na cidade, tenha o nome de Antonio Russo", disse Sartori.

Nascido em São Caetano em 1932, Russo começou a trabalhar aos 14 anos na Prefeitura de Santo André, responsável pela área que hoje é São Caetano. Estudou na escola Senador Fláquer (onde hoje funciona o museu da cidade, no bairro Fundação), depois cursou o ensino técnico em contabilidade até se formar na segunda turma de Direito da Universidade Mackenzie, em 1960.

Na política, Russo começou como suplemente de vereador em São Caetano até que foi eleito vice-prefeito para o mandato entre 1969 e 1973, no governo de Oswaldo Massei. Em 1978 foi eleito deputado federal e exerceu o mandato entre 1979 e 1983.



vdamo@al.sp.gov.br

alesp