Relatório ambiental garante a duplicação da rodovia João Beira


12/04/2010 16:42

Compartilhar:

Rodovia não comportará volume de tráfego<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/CHEDIDJOAOBEIRA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid (DEM) afirmou que o DER solicitou à CETESB a licença prévia para a execução das obras de duplicação da SP-095 (rodovia João Beira), no trecho do km 43,7 ao km 57,5, que compreende os municípios de Amparo, Pedreira e Jaguariúna. O documento se baseia no Relatório Ambiental Preliminar e determinará o início das obras, conforme pedido do parlamentar à Secretaria dos Transportes.

O Relatório Ambiental Preliminar é um estudo qualitativo que abrange os impactos da execução das obras. Trata-se de um instrumento de análise da viabilidade ambiental de empreendimentos considerados causadores de degradação ambiental potencial ou efetiva.

A duplicação da SP-095 no trecho entre Amparo, Pedreira e Jaguariúna está fundamentada em estudos sobre o VDM (Volume Diário Médio de Tráfego). No comparativo 2006/2008, o número total de veículos que utilizou a rodovia em 2006 foi de 8,4 mil, passando para 8,7 mil, em 2007, e para 9,2 mil veículos no ano seguinte.

Segundo Chedid, a SP-095 não comportará o VDM para os próximos anos, pois apresenta problemas em sua estrutura. "Entre Amparo e Pedreira não há rotatória em trechos importantes, como no acesso aos bairros e às indústrias. Estes dispositivos, além de promoverem a gradativa redução da velocidade dos veículos, oferecem segurança aos pedestres que também a utilizam", concluiu o parlamentar.



echedid@al.sp.gov.br

alesp