Frente Parlamentar de SP debate crack na Câmara Federal


07/07/2011 18:00

Compartilhar:

Donisete Braga(3ºdir.) participa de audiência pública sobre o combate ao crack<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/DONISETEBRAGACRACK.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados Donisete Braga (PT), Orlando Bolçone (PSB), Jooji Hato (PMDB) e Olímpio Gomes (PDT), membros da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack da Assembleia Legislativa de SP participaram de uma audiência pública sobre o combate ao crack, nesta quarta-feira, 6/7, na Câmara dos Deputados.

O evento foi promovido pela Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, presidida pelo deputado federal Fábio Faria (PMN-RN). Na ocasião, foram discutidas propostas de combate às drogas que circulam nos diversos setores da sociedade brasileira. Os participantes apresentaram sugestões e experiências que estão dando certo em algumas cidades.

O coordenador da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas da Assembleia, deputado Donisete Braga, afirmou que agora as ações de combate à droga atingirão mais efetivamente os Estados. "Com a criação da Frente Mista, nosso trabalho no Estado fica respaldado. Devemos nos engajar no cumprimento das resoluções para que as políticas públicas sejam efetivamente cumpridas", afirmou.

Braga informou que a frente mandou questionário para os 645 municípios paulistas visando obter um diagnóstico. "Com os dados, conhecendo a realidade de cada município, vamos pleitear verbas no Orçamento estadual de 2012.

De acordo com ele, a audiência teve uma importância significativa, pois recebeu a presença de muitos especialistas no assunto, como o diretor do Instituto Nacional de Políticas Públicas do Álcool e Drogas (Inpad), psiquiatra Ronaldo Laranjeiras, representantes da Delegacia de Narcóticos de São Paulo (Denarc) e de outras instituições de recuperação.

Na terça-feira, 5/6, a Comissão de deputados paulistas participou de uma reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, definindo propostas para o combate ao crack.

A Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack conta com apoio de mais de 200 deputados federais e senadores, e tem o objetivo de analisar e dar celeridade a projetos que visem promover o tratamento de usuários e o combate ao crack no Brasil. Atualmente, os trabalhos têm sido realizados em conjunto com a Comissão Especial de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (Cedroga), da qual Fábio Faria participa como relator.

O presidente da Frente solicitou ao governo federal levantamentos sobre os números do crack e instituições de tratamento de usuários no Brasil e apresentou uma carta de sugestões para a discussão do tema em conjunto com o Poder Legislativo.

Os membros da Cedroga também visitaram a Cracolância, na capital paulista, para ver de perto a realidade dos dependentes da droga. Diligências a clínicas e projetos bem sucedidos na recuperação de usuários têm sido realizadas nas últimas semanas, também com o objetivo de subsidiar o trabalho no grupo.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp