Trabalhadores em telemarketing querem regulamentação da categoria

Sindicato citicou a Lei Não Perturbe alegando que causou desemprego no setor
07/11/2011 19:46

Compartilhar:

Trabalhadores de telemarketing é tema de audiência pública na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/Telemarketing07Nov11VMNomeada.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Amelia Naomi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/Telemarketing07Nov11VMAmeliaNaomi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hudson Marcelo da Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/Telemarketing07Nov11VMHudsonMarcelodaSilva.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades e trabalhadores da área presentes ao evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/Telemarketing07Nov11VM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Toniolo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/Telemarketing07Nov11VMAntonioToniolo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci Brandão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/Telemarketing07Nov11VMLeciBrandao.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Correa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/Telemarketing07Nov11VMCarlosCorrea.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nadia Campeão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/Telemarketing07Nov11VMNadiaCampeao.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Solicitada pela deputada Leci Brandão (PCdoB), foi realizada nesta segunda-feira, 7/11, no auditório Teotônio Vilela, audiência que tratou da regulamentação da categoria dos trabalhadores de telemarketing. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing (Sintratel), Marco Aurélio Coelho de Oliveira, o objetivo da reunião foi discutir os problemas e especificidades dos trabalhadores da área e sensibilizar o Parlamento paulista para a necessidade da regulamentação da profissão.

Oliveira defendeu a implantação do Selo Paulista da Diversidade, a ser concedido a entidades que empregam a população LGTB. "Nosso setor é o que mais emprega este segmento da população". Ele criticou a Lei "Não Perturbe", que permite ao consumidor, por meio do Procon, impedir que seu número de telefone seja acessado. "A Constituição Federal defende o consumidor, mas também o direito ao trabalho. Por causa desta lei, que não ouviu a sociedade, muitos trabalhadores da área perderam o emprego",disse.

Estiveram presentes ao evento os vereadores Amélia Naomi, de São José dos Campos, que citou a falta de transparência no estabelecimento de metas aos empregados; o vereador Antonio Toniolo, presidente da Câmara Municipal de Osasco, que manifestou apoio do parlamento do seu município à causa, e do assessor jurídico do Sintratel, Hudson da Silva, que ressaltou a necessidade de articulação da categoria para conseguir a aprovação de leis que beneficiem os operadores de telemarketing. O assessor falou do projeto que tramita no Congresso Nacional, de autoria do deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB/SP), que regulamenta a profissão.

"Minha relação com o telemarketing é natural", declarou Leci Brandão, "já que fui telefonista". Ela defendeu a regulamentação da área e disse estar disposta a lutar pela causa. O ex-deputado e atual vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), ao qual o Sintratel é filiado, Nivaldo Santana, presente ao evento, recebeu do presidente do sindicato uma placa em reconhecimento ao seu trabalho em favor da categoria. Ele foi autor da lei que instituiu o Dia do Operador de Telemarketing, que é comemorado nacionalmente no dia 4 de julho.

Também estiveram presentes à reunião o deputado José Candido (PT), a presidente estadual do PCdoB, Nadia Campeão, o secretário de políticas sociais da CTB, Carlos Rogério Corrêa, a secretária geral do Sintratel, Fabiana Generoso, diversos operadores de telemarketing de São José dos Campos, que não possui sindicato da categoria, e trabalhadores da área.

alesp