Deputados visitam Santa Casa de Caraguatatuba


15/09/2011 12:22

Compartilhar:

Luiz Moura, Amauri Barboza Toledo e Marcos Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/MARCOSMARTINSsantaCcaragua.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Convidados pelo Conselho Municipal de Saúde de Caraguatatuba e pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sintapi/CUT), os deputados petistas Marcos Martins (presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa) e Luiz Moura visitaram a Santa Casa Stella Maris, naquele município, no dia 13/9.

"A maternidade é moderna e confortável. Diferente do PS, que precisa ser reformado, e Amauri [Barboza, assessor administrativo da Santa Casa] nos garantiu que isto deve acontecer. Quanto aos atendimentos, percebemos que a procura muito grande leva à superlotação. É preciso que a Secretaria de Saúde dê um suporte maior para a Santa Casa, concluindo as duas UPAs [Unidades de Pronto Atendimento] previstas no cronograma de obras da cidade", relatou Martins.

Hoje, a Santa Casa possui 480 funcionários e corpo médico com 70 a 100 profissionais. Em média, segundo dados do hospital, são feitos 10 mil atendimentos por mês. Único hospital de pronto atendimento que recebe pacientes do SUS na cidade (cerca de 85% do total), a entidade dispõe de 174 leitos e conta com repasse da prefeitura.

Na avaliação dos deputados, é preciso um esforço conjunto entre o município e os governos estadual e federal para melhorar o atendimento da saúde de Caraguatatuba.

"Vamos produzir um relatório que encaminharemos para a Secretaria de Saúde da cidade e do Estado e para o Ministério da Saúde, com o intuito de que esses órgãos estabeleçam ação conjunta que resulte na melhoria do atendimento da Santa Casa", salientou Martins. (mlf)



mmartins@al.sp.gov.br

alesp