Estado anuncia novo modelo de pagamento de pedágio


10/11/2011 15:22

Compartilhar:

Karla Bertocco, Edmir Chedid e Geraldo Alckmin<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/CHEDIDpedagioCAMPINASz.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, Edmir Chedid (DEM), declarou que o governo do Estado demonstrou avanço importante na política de transportes ao anunciar o modelo de pagamento de pedágio por trecho percorrido. O projeto piloto, que tem por finalidade oferecer uma tarifa mais justa, será avaliado por usuários da SP-075 (Rod. Santos Dumont), entre Itu e Campinas.

O sistema eletrônico funcionará com a instalação de nove conjuntos de pórticos com antenas ao longo da rodovia. Estes equipamentos realizam a leitura automática de dispositivos colocados nos veículos, com a identificação e o registro de cobrança. "Cada pórtico é uma espécie de praça de pedágio virtual, mas sem barreiras e cabines de cobrança", disse Edmir Chedid.

O parlamentar explicou que a adoção do modelo atende sugestão apresentada pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Transportes e Comunicações. "Esta foi uma proposta da comissão que trabalha para promover uma cobrança mais justa de pedágios no Estado. Há, inclusive, uma subcomissão que foi formada para discutir a questão, numa atividade que já demonstra resultados", disse.

O anunciou do modelo de pagamento de pedágio por trecho percorrido ocorreu no Palácio dos Bandeirantes e contou com o governador Geraldo Alckmin, o secretário de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, e a diretora geral da ARTESP, Karla Bertocco Trindade.(pm)



echedid@al.sp.gov.br

alesp