Presidente Prudente tem novo Fórum Trabalhista


28/06/2007 12:36

Compartilhar:

Juiz presidente do Tribunal de Justiça do Trabalho, Luiz Carlos de Araújo, e o deputado estadual Ed Thomas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ed x forum trab 02 - 040607.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Ed Thomas (PMDB), presidente da Comissão de Relações do Trabalho da Assembléia Legislativa, participou no último dia 4 de junho, da inauguração das novas instalações do Fórum Trabalhista de Presidente Prudente, que permitirão melhor e mais rápido atendimento aos trabalhadores necessitados. O prefeito Carlos Roberto Biancardi, o presidente da 29ª Subsecção da OAB, Francisco Galindo, e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Luiz Carlos de Araújo, também participaram da cerimônia.

Há apenas duas varas trabalhistas em Presidente Prudente, número considerado insuficiente para atender à demanda local. Com a expansão do setor sucroalcooleiro, explica o deputado, existe a perspectiva da formulação de 3 mil ações pelos sindicatos de trabalhadores em usinas de álcool e açúcar, o que leva à necessidade de se criar uma terceira vara, conforme garantem os juízes da 1ª e da 2ª Varas, José Roberto Dantas Oliva e Marco Antonio Macedo André.

O deputado Ed Thomas destacou a necessidade de promover a justiça, em especial nos casos de abusos de trabalhadores, muitas vezes forçados ao trabalho escravo. "Aproxima-se uma nova fase de desenvolvimento regional e nacional. A indústria sucroalcooleira exigirá de empregados e empregadores muito diálogo e respeito mútuo, e um aparelhamento judicial que limite e discipline estas relações", acrescenta o parlamentar

Quanto à solicitação dos juízes e advogados presentes, que apontam a necessidade de criação de uma 3ª Vara Trabalhista para a região, Ed Thomas declarou que está "consciente deste pleito e fará o que estiver ao seu alcance para ajudar a atendê-lo."

A cerimônia foi encerrada com o pronunciamento do juiz Luiz Carlos de Araújo, que lamentou as dificuldades orçamentárias, mas mesmo assim reafirmou o compromisso de estudar a instalação da 3ª Vara e de incluir no orçamento de 2008 a previsão de construção da sede própria do Fórum Trabalhista em Presidente Prudente.

edthomas@al.sp.gov.br

alesp