Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Arte religiosa: reflexo da fé e da religiosidade de cada artista


03/04/2009 19:14

Compartilhar:

"A Santa Ceia" - Célia Rachel <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/santa - Celia Raquel.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> "São Jorge"  - Américo Del Santo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/santa - Americo Del Santo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> "Estudo para uma figura bíblica"  - Carlos Araújo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/santa - Carlo Araujo estudobiblico.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> "Vinde a mim as criancinhas" " Lelio Colluccini <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/santa - Lelio (3).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> "O Redentor" " Douglas Okada <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/santa - Douglas Okada.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  "O discurso da Montanha" - Tao Duarte<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/santa - Tao Duarte (1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> "Moises" " Otaciano <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/santa - Otaciano Moises.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> "Jesus Cristo, o homem"  Osvaldo Chiquesi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/santa - Osvaldo Chiquesi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Segundo os especialistas deve-se distinguir entre arte religiosa o arte sacra. A diferença esta fundada não tanto nos caracteres intrínsecos de ambos e na inspiração de cada uma, mas no destino da obras artística. Existem obras de profunda inspiração religiosa e que, não obstante isto, não são destinada ao culto, e portanto, não devem ser consideradas propriamente como sendo "arte sacra". Em geral, pede ser dizer que é arte religiosa aquela que reflete a fé e a religiosidade do próprio artista.

Estamos na Semana Santa, um período religioso do Cristianismo que celebra anualmente a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Desde o século IV algumas comunidades cristãs passaram a celebrá-la durante três dias lembrando os últimos dias da vida terrena de Cristo. Jerusalém, por ter sido palco desses acontecimentos deu inicio a esta tradição seguida pelas demais igrejas.

Aproveitamos a ocasião para divulgar neta pagina obras de alguns artistas que participam da mostra "Arte Religiosa", aberta no Espaço Candido Portinari e de outras do acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.



"Estudo para uma figura bíblica" - Carlos Araújo



Os seus temas são escolhidos com profunda e religiosa pesquisa, o que revela como a expressão pictórica, tem na base a inspiração Divina.



"O discurso da Montanha" - Tao Duarte



No resgate de uma percepção intensamente imaginativa, o jovem artista não deixa de conservar uma figuração tradicional através de uma transfiguração emotiva.



"A Santa Ceia" - Célia Rachel



Na amplitude do campo pictórico é indispensável o imediatismo do traço, realizado com o emprego de amplas e matericas pinceladas de cores puras que se sobrepõem e se entrelaçam de conformidade com a habilidade do momento.



"Vinde a mim as criancinhas" " Lelio Colluccini



Acima de tudo, o que mais comove em sua obra é a imagem humanística que o artista concebeu. Dentro de sua concepção estética, a figura longilínea marca como sempre o estilo do escultor.



"Moises" " Otaciano



O satisfazer uma sua exigência "de criar com segurança na humildade", deve-se à intensidade com a qual sabe olhar no fundo de seu espírito primitivo sem se deixar arrastar aos entusiastas apelos e efeitos clássicos.





"São Jorge" - Américo Del Santo



No plano da linguagem formal, podem ser destacados períodos diversos de seu itinerário operativo de mas, observando além do invólucro figurativo, manifesta-se uma coerência, uma intima reflexão sobre o núcleo mais escondido da realidade humana.



"O Redentor" " Douglas Okada



A arte desse jovem pintor nasce de uma pesquisa cultural e de estilo sobre uma época passada atreves de uma analise critica e contemporânea da tradição. O que surge é uma revalutação da arte.



"Jesus Cristo, o homem" Osvaldo Chiquesi



Suas obras evidenciam o sentido humano com que o artista adere à realidade do mundo que o cerca, criando contemporaneamente um estilo que transfere, através de uma forte imaginação, a inspiração do que é belo.

alesp