Novos rumos do turismo no Estado são tema de reunião de frente parlamentar


24/03/2010 16:00

Compartilhar:

Luciane Leite<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/FRENTETURISMOLucianeLeite410ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/FRENTETURISMOMesa88ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Claury Alves da Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/FRENTETURISMOSec. ClauryAlves56ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célia Leão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/FRENTETURISMOcelia13ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Claury Alves da Silva, Célia Leão e Luciane Leite<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/FRENTETURISMOSecClaury.Celia.lucianeLeite33ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Representante da Empresa Paulista de Turismo e Eventos (TurSP) participou de reunião da Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo, coordenada pela deputada Célia Leão (PSDB), para apresentar projetos para o desenvolvimento do turismo no Estado. Criada em 2009, a empresa começa agora a desempenhar suas funções de avaliar e reconstruir a atividade de turismo mediante parceria com secretarias estaduais em projetos turísticos modernizados que serão implantados.

Luciane Leite, presidente da empresa, disse que a integração de todos os segmentos envolvidos pode ampliar os benefícios da atividade turística, como criação de mais postos de trabalho e arrecadação fiscal significativa. "O apoio do Legislativo para o turismo no Estado, principalmente com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, é importante para agilizar o setor", explicou.

O deputado Vicente Cândido (PT) reconheceu a importância do trabalho parlamentar para consolidar a legislação do turismo, 6º item mais importante da balança comercial brasileira. Destacando que o trabalho das frentes parlamentares é "detalhar os temas", Pedro Bigardi (PCdoB) disse que será possível "encontrar grandes caminhos para o turismo no Estado de São Paulo".

A TurSP é ligada à Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo. O secretário dessa pasta, Claury Alves da Silva, destacou que a PEC de autoria da deputada Célia Leão, que modifica o parágrafo 2º do artigo 115 da Constituição do Estado, foi muito eficiente para ampliar os investimentos do governo. O secretário apontou a Lei Geral do Turismo e as parcerias com outras secretarias estaduais como avanços para o setor. Claury ainda pediu aos deputados apoio para que o Adicional de Tarifas Aeroportuárias (Ataero), cobrado em todas as viagens aéreas, seja destinado a investimentos no turismo.

Com relação aos preparativos para a Copa de 2014, a União Cultural Brasil Estados Unidos, em São Paulo, através de seu presidente, Paulo Bastos, informou que pretende ministrar curso de inglês para que um milhão de brasileiros falem o idioma com fluência. O curso é aplicado por meio de ensino à distância, subsidiado pelo Fundo de Apoio ao Trabalhador.

alesp