Secretário de Saúde garante reabertura da UTI de Suzano


12/07/2007 09:57

Compartilhar:

Estevam Galvão e secretario Barradas da Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ESTEVAM SAUDE SUZANO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Depois de mais de quatro anos fechada, a UTI da Santa Casa de Suzano voltará a abrir suas portas para a população. A garantia foi feita pelo secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, ao líder dos Democratas na Assembléia, deputado Estevam Galvão de Oliveira, durante audiência realizada na tarde do dia 11/7.

A reabertura foi garantida graças à emenda parlamentar de R$ 1 milhão conquistada por Estevam junto ao governo do Estado, e anunciado pelo próprio governador José Serra em recente visita a Suzano.

Participaram ainda da audiência o provedor da Santa Casa de Suzano, Neylor Ramalho, e membros da diretoria, Dércio Diaz Lopes e Orlando Trama Filho. A entidade será responsável pelo levantamento dos custos para reabrir a unidade, incluindo equipamentos e reforma do espaço. O estudo deverá ser entregue já na próxima semana. Já os valores serão pagos através da emenda do deputado Estevam. Após o aparelhamento, a UTI será reaberta para a população.

Durante a audiência, foi discutido ainda um dos principais problemas e fator determinante para o fechamento da Unidade há mais de quatro anos: o custeio mensal do serviço. Segundo o secretário Barradas, os valores de custeio serão financiados pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o deputado, através de emenda parlamentar.

"O problema está definitivamente resolvido. A reabertura da UTI da Santa Casa de Suzano era o principal clamor da população e uma grande necessidade. Com a parceria do Governo do Estado, vamos conseguir reativar a unidade e prestar este serviço aos suzanenses", afirmou Estevam.

O deputado lembrou ainda que a partir da reabertura, novas parcerias poderão ser feitas, para garantir a ampliação e melhoria dos serviços. "Não importa quem conseguiu este benefício para a população, e sim que os suzanenses voltarão a contar com o serviço. Novas parcerias são sempre bem-vindas", emendou.

Inicialmente, a UTI será reaberta com quatro leitos SUS (já existentes antes do fechamento da unidade) e mais cinco suplementares. "Vamos reabrir a UTI. Acabei de acertar isso com o deputado Estevam e a provedoria da entidade. O deputado está liberando parte dos recursos de R$ 1 milhão para o reaparelhamento e reforma do setor. O valor restante da emenda, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, vai garantir a manutenção dos serviços. O deputado conseguiu, num gesto de grande filantropia, destinar a emenda para devolver este serviço para a população", confirmou Barradas.

egalvao@al.sp.gov.br

alesp