Solenidade comemorará o Dia do Funcionário da Educação


04/08/2009 11:39

Compartilhar:

Deputada Maria Lúcia Prandi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/PRANDIEDUCACAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os funcionários da Educação serão homenageados em sessão solene que a Assembleia Legislativa promoverá na sexta-feira, dia 7/8, às 10 horas, no Plenário Juscelino Kubitschek. A solenidade marcará a passagem do Dia do Funcionário da Educação, 10 de agosto, instituído pela Lei 12.898/2008, de autoria da deputada Maria Lúcia Prandi (PT).

A proposta de instituir a homenagem, por meio de uma lei estadual, nasceu de uma parceria com a Afuse, o sindicato da categoria. "Educadores são todos aqueles que, direta ou indiretamente, propiciam, favorecem e apoiam os processos de ensino e aprendizagem. Os trabalhadores da educação não-docentes precisam ser reconhecidos nesta dimensão", enfatiza a deputada Prandi.

Para a parlamentar, há que se reconhecer que ocorrem significativos processos educativos em todos os ambientes da unidade escolar, para além da sala de aula, de forma complementar à atuação do professor. "Neste cenário, temos que identificar e valorizar o protagonismo dos funcionários. Anotando, orientando, cuidando da limpeza, fornecendo documentos, preparando os alimentos, vigiando, enfim, cuidando da organização geral são partícipes das funções pedagógicas", reconhece Prandi, que defende a valorização profissional da categoria.

No âmbito da rede estadual de ensino, a deputada considera crítica a situação dos servidores. "Baixos salários, péssimas condições de trabalho e a ausência de um plano de cargos, salário e carreira, construído coletivamente, são problemas que dão a dimensão das profundas dificuldades enfrentadas pelos profissionais."

Quanto à comemoração, a deputada afirma: "É um dia de festa e de luta, em que juntos reafirmaremos o compromisso com a defesa da educação".

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp