Ato solene comemora os 103 anos da imigração japonesa no Brasil


23/08/2011 21:35

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/MMY_9791.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 103 anos da imigração japonesa no Brasil é comemorado na Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/MMY_9797.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação de taiko<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/MMY_9763.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em comemoração aos 103 anos da imigração japonesa no Brasil, o deputado Hélio Nishimoto (PSDB) realizou nesta terça-feira, 23/8, ato solene para homenagear os imigrantes pioneiros e seus descendentes. Abriu o evento o professor de língua japonesa Paulo Uba, que com pequeno discurso em japonês, saudou os presentes. Em seguida, ouviram os hinos nacionais do Brasil e do Japão e o deputado Nishimoto formou a mesa dos trabalhos, convidando o cônsul-geral do Japão, Kazuaki Obe e sua esposa, o deputado Jooji Hato (PMDB) e personalidades de destaque da colônia nipo-brasileira que foram homenageadas. Nishimoto ressaltou a alegria em poder realizar tal evento, revendo tantos amigos e afirmando que todos devem sentir-se homenageados, pois formam um conjunto de forças que ajudam o Brasil e o Estado de São Paulo a crescer.

Foi homenageada Osame Yoshioka, que, nascida em Kioto, em 1912, chegou ao Brasil em 1937, instalando-se na chácara de Itaquera onde reside até hoje. Também receberam menção os empresários Pedro Yano, Akeo Uehara Yogui, Hirofumi Ikesaki e Terio Uehara. "Todos, indistintamente, tem suas histórias de sucesso e tristezas onde a tônica da integridade e respeito a esse país são marcas indeléveis na história de São Paulo e do Brasil", afirmou Nishimoto.

Um grupo de músicos de taikô (tambores) fez apresentação, e em seguida a palavra foi dada ao cônsul Kazuaki. "É uma imensa alegria participar deste evento, onde o ambiente é afetivo e festivo. Graças à iniciativa do deputado Hélio Nishimoto podemos homenagear os descendentes de uma colônia que possui mais de um milhão e meio de nipo-brasileiros. São histórias de vitórias e sempre fico honradamente orgulhoso em conhecê-las. Brasil e Japão estão cada vez mais próximos, são parceiros comerciais e unem forças para contribuir com o crescimento do Brasil e Japão".

Encerrando o evento o deputado convidou a todos para participarem de um jantar com típicas comidas japonesas, tão conhecidas e apreciadas.

alesp