Transplante de medula óssea tem programa permanente


25/03/2008 09:32

Compartilhar:

Os deputados Ed Thomas e Hamilton Pereira (a partir da esquerda)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/ED THOMAS MEDULA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Hamilton Pereira (PT) é autor do Projeto de Lei 334/2004, que institui o Programa Permanente do Transplante de Medula Óssea " PROMEDULA, aprovado em pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

A iniciativa mereceu o apoio dos deputados da Casa, em especial do deputado Ed Thomas (PSB) que, tendo criado a Frente Parlamentar pelo Transplante da Medula Óssea em 2007, subiu à tribuna para cumprimentar o deputado Hamilton Pereira e elogiá-lo pela dedicação e empenho em conduzir a questão a bom termo: "Temos que louvar o deputado Hamilton Pereira por seu inegável espírito público e pelo espírito de solidariedade demonstrado, ao propor e perseguir a aprovação de um instrumento legal que disciplinará a questão do transplante de medula óssea, única esperança de cura para muitos portadores de leucemia e algumas outras doenças do sangue".

"É importante notar", prossegue o parlamentar, "que a doação da medula não traz risco aos doadores, que tornam-se, assim, capazes de salvar vidas, desde que a medula doada seja compatível com a do paciente". A chance de encontrar uma medula compatível é de 1 em 1.000, daí a necessidade de manter um banco de medulas grande o suficiente para atender a todos os casos.

Segundo Ed Thomas, é necessário conscientizar a população para a importância e gravidade do problema. "O cidadão comum pode evitar uma morte mediante um simples procedimento, que não lhe prejudicará e nem incapacitará", afirmou. "Lembre-se que amanhã mesmo você, ou um ente querido, poderá necessitar de um transplante de medula óssea, para prosseguir vivendo".

edthomas@al.sp.gov.br

alesp