Comissão de Esporte e Turismo recebe o secretário municipal Walter Feldman


26/08/2009 18:56

Compartilhar:

Walter Feldman<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/COMTURISMOWalterFeldmanSecresportestur516mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vicente Cândido <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/COMTURISMOvicente candido213MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/COMTURISMOPUBLMAU_6377.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luciano Batista, Vicente Cândido, Walter Feldman e Hélio Nishimoto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/COMTURISMOMESAMAU_6357.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Esporte e Turismo, presidida pelo deputado Vicente Cândido (PT), recebeu nesta quarta-feira, 26/8, o secretário de Esporte, Lazer e Recreação do município de São Paulo, Walter Feldman, que fez uma apresentação sobre os programas desenvolvidos por sua pasta. O deputado Vicente Cândido disse que o convite ao secretário municipal foi feito a título de contribuição para a discussão sobre a criação de um fundo de financiamento do esporte no Estado de São Paulo.

Walter Feldman expôs para os parlamentares membros da comissão os principais programas de sua secretaria: o Clube Escola, as Ruas de Lazer, a Virada Esportiva, o Campeonato Paulista de Esporte Amador, os Jogos da Cidade e os Circuito de Corrida de Rua, entre outros.

"Tenho convicção que o esporte pode e começa a ser prioridade em São Paulo", disse o secretário ao salientar que a vinculação entre esporte, cultura, lazer e qualidade de vida ainda é pouco trabalhada pelo poder público.

Feldman defendeu a destinação de 1% do Orçamento, tanto nos níveis municipal e estadual quando federal, para a área de esportes. Segundo ele, a relação custo-benefício dos investimentos no setor deve ser avaliada com base em seus impactos extremamente positivos sobre a saúde, a educação e a qualidade de vida.

O secretário discorreu sobre as mudanças implantadas em sua gestão, que segundo ele se pauta em diagnósticos e planejamento das ações. Ao apresentar o modelo administrativo e gerencial adotado pela secretaria, Feldman também frisou a eficácia do sistema de Organizações Sociais (nos moldes do que é adotado no modelo de gestão da área da Saúde) para a efetivação das políticas públicas de esporte.

"O esporte deve ser trabalhado de forma suprapartidária, com políticas públicas de qualidade e duradouras", disse o secretário, acrescentando que o centro das ações deve ser o esporte escolar. Segundo ele, um dos desafios de sua secretaria é convencer as escolas a abraçarem o programa Clube Escola, cujo alvo é oferecer opções de equipamentos e programação esportiva de forma complementar ao ensino. "O Clube Escola é o terceiro lar dos jovens da rede pública de ensino", destacou.

O deputado Vicente Cândido disse que a convergência de ideias entre diferentes partidos, como o PT e o PSDB, fortalecem a defesa do esporte, o que demonstra haver grande sinergia para um movimento de sensibilização do poder público. "O maior desafio é sensibilizar políticos e órgãos públicos sobre a necessidade de destinação de mais recursos para o esporte. Precisamos mostrar os efeitos positivos produzidos pelas políticas publicas esportivas", disse.

O encontro dos membros da comissão com o secretário municipal de São Paulo contou com a participação de técnicos da administração pública, vereadores, secretários de Esporte de municípios do interior e do ABC e de profissionais de educação física.

Na reunião, foi apresentada proposta para que a Comissão de Esporte e Turismo da Assembleia realize em breve um seminário para discutir políticas públicas de esporte e a destinação de 1% dos orçamentos públicos para o setor.

Walter Feldman finalizou sua apresentação com uma citação do líder político sul-africano Nelson Mandela: "A arte e o esporte têm o poder de mudar o mundo, de unir pessoas e poder criar esperança onde antes só havia desespero".

alesp