Fórum em Defesa do Rio Paraíba do Sul reúne mais de 500 pessoas


01/12/2009 19:33

Compartilhar:

Mesa de trabalhos do fórum, em São José<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/AFONSOLOBATOFORUM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Afonso Lobato (PV) participou, no dia 30/11, do Fórum em Defesa do Rio Paraíba do Sul, em São José dos Campos. "Não somos egoístas e nem estamos negando água aos paulistanos, mas precisamos defender os interesses dos valeparaibanos. Antes, precisamos lutar pela recuperação da bacia do rio Paraíba", disse o deputado Lobato, ao pronunciar-se no evento, que reuniu cerca de 500 pessoas e teve a presença de uma comitiva fluminense com 14 pessoas, incluindo o bispo diocesano de Volta Redonda, Dom João Messi, e a deputada estadual Inês Pandeló (PT/RJ). Além de Padre Afonso, também participaram do evento os deputados estaduais Hélio Nishimoto (PSDB) e Carlinhos Almeida (PT).

"Precisamos fazer esse esforço para salvar o rio. O rio é vida", disse o bispo. Ele chegou a afirmar que não é contra a transposição, mas não da forma como está sendo discutida. "Desse jeito já nos sentimos quase que derrotados", disse.

Para a deputada Inês Pandeló, o assunto não vem sendo tratado com a devida atenção pelas autoridades fluminenses. A deputada prometeu que ainda nesta terça-feira, 1º/12, iria sugerir a formação de uma frente parlamentar para tratar do assunto.

A vereadora Renata Paiva (DEM), de São José dos Campos, que faz parte da frente suprapartidária de vereadores, formada ainda por Jéferson Campos (PV), de Taubaté, e Rose Gaspar (PT), de Jacareí, disse que a região precisa estar articulada para enfrentar a transposição. "O movimento deve agregar todos os segmentos da sociedade".

Os organizadores do Fórum vão encaminhar uma carta em defesa do rio Paraíba, aos governadores dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Durante o evento também foi apresentado o logotipo e as peças que vão compor a campanha, cujo slogan é "O Vale não Abre Mão", a fim de movimentar a sociedade regional.

Lobato disse que a Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, formada ainda pelos deputados Carlinhos Almeida, Hélio Nishimoto, Luiz Carlos Gondim (PPS), Said Mourad (PSC) e Mozart Russomanno (PP), estará sempre na defesa dos interesses da sociedade regional.

"A Frente foi uma das primeiras a questionar a transposição. Encontramos com a secretária de Energia e Recursos Hídricos, Dilma Pena, para demonstrar nossa preocupação e exigir transparência na discussão sobre o problema", afirmou Lobato.



padreafonso@al.sp.gov.br

alesp