Ex-prefeito Raphael Vitiello dará nome ao novo Paço de Guarujá


04/07/2008 16:48

Compartilhar:

Deputada participa da inauguração do novo paço municipal da cidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/HAIFA RAFAEL VITIELLI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A primeira-dama de Guarujá e deputada estadual Haifa Madi (PDT) participou da inauguração do novo paço municipal da cidade, no último dia 3/7. Foi a população de Guarujá que decidiu, através de concurso, que o nome do novo paço municipal: Raphael Vitiello, prefeito de Guarujá entre 1973 e 1976.

Para a deputada Haifa Madi, "a indicação da população foi uma justa homenagem ao homem que foi eleito o melhor prefeito da Baixada Santista, pela imprensa regional, em 1975."

A esposa, filhos e o neto do ex-prefeito Raphael Vitiello estiveram presentes na inauguração que contou com a presença de centenas de munícipes e autoridades do município.

Paulistano nascido em 11 de agosto de 1916, Raphael Vitiello radicou-se em Guarujá, ainda na adolescência. Foi na Ilha de Santo Amaro que descobriu sua vocação política.

Por 16 anos consecutivos, entre 1948 e 1963, exerceu o cargo de vereador. Foi presidente da Câmara Municipal (1962), sub-prefeito de Vicente de Carvalho (1971) e prefeito eleito em 1973.

As atividades sociais também foram seu marco. Foi sócio-fundador do Lions Club de Guarujá e do Hospital Santo Amaro, além de fundador da Casa do Menor da Cidade.

Também ocupou o cargo de diretor do Departamento de Turismo de Guarujá. Em 3 de setembro de 1997, aos 81 anos " após uma longa e bem-sucedida trajetória política " faleceu, vítima de doença pulmonar. Seus objetivos na vida pública foram sintetizados na seguinte frase: "O prazer dos grandes homens políticos consiste em fazer o povo de sua cidade feliz".



hmadi@al.sp.gov.br

alesp