Homenagem à Escola Sophia Marchetti, na Assembleia


21/10/2009 20:09

Compartilhar:

Simão Pedro organizou ato solene na Assembleia Legislativa para comemorar os 40 anos de fundação da escola de formação de profissionais da saúde Sophia Marchetti<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/ATOSOLSTAMARCELINAsimao17ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Simão Pedro (PT) organizou, no dia 20/10, ato solene na Assembleia Legislativa para comemorar os 40 anos de fundação da escola de formação de profissionais da saúde Sophia Marchetti, mantida pelo Hospital Santa Marcelina na Zona Leste de São Paulo. O evento contou com o apoio da Bancada do PT e reuniu diretores, trabalhadores, professores, profissionais da saúde e apoiadores.

Estiveram presentes a irmã Giuseppina Raineri, vice presidente da Casa de Saúde Santa Marcelina; a irmã Maria Thereza Lorenzzoni, diretora financeira da Casa de Saúde Santa Marcelina; a irmã Luiza Vanz, diretora da escola de formação de profissionais da saúde Sophia Marchetti, e a professora Cláudia de Araújo Silva, coordenadora geral dos cursos da instituição.

A escola nasceu da necessidade da Casa de Saúde Santa Marcelina qualificar seus conhecimentos e aprimorar o atendimento aos usuários de seus serviços. Sua fundação data de 1969, ainda como Escola Santa Marcelina. Após a morte de Sophia Marchetti, a instituição foi rebatizada em homenagem à irmã.

A escola trabalha na formação de jovens e adultos para a assistência na atenção primária em saúde e no ambiente hospitalar. São cursos técnicos de nível médio em Enfermagem, Análises Clínicas e Radiologia e cursos de especialização em Tomografia e Ressonância Magnética e em Instrumentação Cirúrgica; e cursos de capacitação em Mamografia e Hemoterapia.

Durante o ato solene foi apresentado um vídeo sobre a história da escola Sophia Marchetti. Foram dados também testemunhos sobre a história da instituição por Maria Cristina Araújo, docente aposentada; Elaine Cristina Mendes Marques, ex-aluna formada em 1995; Rosemeire Cassemira da Cruz, colabora administrativa; e Antonia Expósito Najera, professora da escola desde 1985.

alesp