Deputada quer Outubro Rosa no calendário oficial do Estado


11/10/2011 13:22

Compartilhar:

Vanessa Damo junto a mamógrafo no CRSM em Rio Grande da Serra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/VANESSADAMOOUTUBROROSA.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Vanessa Damo (PMDB) protocolou projeto que visa instituir oficialmente no Estado de São Paulo a campanha de prevenção do câncer de mama, denominada mundialmente de Outubro Rosa. Visando sensibilizar as mulheres para que realizem os exames necessários para a prevenção da doença, a proposta estabelece que, anualmente, no mês de outubro, sejam realizadas ações para divulgar os direitos previstos pela Lei federal nº 11.664/2008, que assegura o tratamento necessário junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

"Todas as ações mundiais do Outubro Rosa são direcionadas à conscientização para a prevenção pelo diagnóstico precoce. No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é a primeira causa de morte de mulheres. Por isso, a importância desse projeto, já que somente por meio da prevenção conseguiremos mudar essa triste realidade", salientou Vanessa.

O Projeto de Lei 876/2011 determina ainda que a campanha adote como símbolo um laço na cor rosa e que se estimule a instalação de iluminação da mesma cor na parte externa dos prédios públicos e outros locais de relevância e grande afluxo de pessoas. Há informações de que a ação de iluminar edifícios com luz rosa foi uma forma prática encontrada para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez maior e pudesse ser disseminado.



vdamo@al.sp.gov.br

alesp