Mostra de cinema apresenta documentário sobre futebol


23/05/2006 17:23

Compartilhar:

Deputado Adriano Diogo (ao centro) foi mediador do debate que aconteceu após a exibição do filme<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/adrianodiogoginga.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em clima de Copa do Mundo, a Mostra de Cinema da Zona Leste, evento que ocorre nos finais de semana no Sesc Itaquera, exibiu no sábado e domingo, 20 e 21/5, o filme Ginga " A Alma do Futebol Brasileiro, que faz parte do ciclo Futebol e Arte, que acontece em maio.

O diretor do filme, Tocha Alves, e o ex-jogador do Palmeiras e técnico de futebol Écio Pasca participaram, logo após a projeção, de debate que foi mediado pelo deputado Adriano Diogo (PT), organizador da mostra.

Produzido pela O2 Filmes em parceria com a Nike, o filme acompanha personagens que moram em diferentes regiões do Brasil e que têm uma relação próxima com o futebol. O documentário apresenta o gingado natural do brasileiro, o sonho em ser jogador de futebol, os malabarismos da bola, a relação do futebol com a cultura brasileira e a carreira de jogadores que alcançaram o sucesso.

"Eu descobri muito sobre o Brasil fazendo esse filme. Estou muito feliz e espero que o documentário possa contribuir para a realização do sonho desses meninos", afirmou Tocha Alves, que dirigiu seu primeiro longa metragem.

Segundo Écio Pasca, que há anos transita pelo mundo do futebol como jogador, diretor, técnico e treinador, Ginga é um ensinamento para os meninos que querem ser jogadores de futebol. "Os jogadores brasileiros fazem a diferença. Nosso país deveria explorar melhor esse potencial e investir mais. Acho que deveria ter uma escolinha de futebol em cada esquina", disse Pasca.

Adriano Diogo agradeceu a parceria do Sesc Itaquera e a presença do público: "Com essa mostra estamos atingindo nosso objetivo, que é promover a inclusão cultural e a reflexão. Ao exibir filmes de qualidade, estamos cativando platéias".

As jogadas históricas do rei do futebol encerram o ciclo Futebol e Arte, com a exibição do documentário Pelé Eterno, de Aníbal Massaini, que será exibido no próximo final de semana, dias 27 e 28/5, às 15h, no Cineteatro (180 lugares) do Sesc Itaquera. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no setor de matrícula, a partir das 14h.

adiogo@al.sp.gov.br

alesp