Vale do Paraíba: primeira audiência acontece em São José dos Campos

Audiência Pública LDO 2007 em São José dos Campos
29/05/2006 12:07

Compartilhar:

Público na audiência em São José dos Campos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/vale do paraiba2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Câmara de São José dos Campos foi sede nesta segunda-feira, 29/5, da primeira audiência pública da Comissão de Finanças e Orçamento realizada no Vale do Paraíba e que abrange também a região de governo de Taubaté. O vice-presidente da CFO, Renato Simões (PT), conduziu os trabalhos para a oitiva de propostas à Lei de Diretrizes Orçamentárias e ao Orçamento de 2007.

Simões esclareceu que o livro distribuído no início da audiência, que contou com a presença de aproximadamente 60 pessoas, contém os valores orçamentários destinados às regiões de governo de São José dos Campos e de Taubaté.

O deputado falou sobre a continuidade do processo de debate acerca do Orçamento que, segundo ele, está diretamente ligada à pressão popular. "Estamos aqui para ouvir os manifestantes que querem marcar sua posição sobre as propostas que fizeram por escrito".

Foi exatamente isso que fizeram os moradores do Bosque dos Eucaliptos (São José dos Campos) presentes à audiência. Mara Aparecida da Silva, Maria das Graças Moreira, Dulcinéia Mota e José Carlos Sampaio reivindicaram a construção de um hospital geral e de prédio para a Polícia Militar. Eles querem mais atenção para o bairro, pois se consideram excluídos pelos governos, mesmo representando 10% da população do município.

Alcemir Palma, assessor do deputado Carlinhos Almeida, reivindicou mais recursos para as universidades e disse que os recursos orçamentários têm de estar previstos na LDO. Ele ainda pleiteou providências para melhorar a segurança pública.

O vereador Tonhão Dutra, de São José dos Campos, quer a construção do viaduto Santa Inês.

Cidades do Vale

O vereador Valdir Martins de Faria, de Jambeiro, pediu a construção de uma praça de eventos para a prática de esportes e lazer, a adequação de quadras escolares com a mesma finalidade e incentivos para cultura.

A mesma preocupação com a prática de esportes dos jovens foi apresentada pelo vereador de Caçapava, Gilles Willemin, que pediu quadras em escolas e capacitação dos professores de Educação Física. Ele ainda solicitou a recuperação da estrada que liga Caçapava a Eugênio de Mello.

O vice-prefeito de Campos de Jordão, Dyneas Aguiar, ressaltou que o maior problema de sua cidade é a ocupação das encostas (área de risco) por falta de moradias populares. Também reivindicou uma escola de ensino médio e insumos para o turismo e para a agricultura.

Maria Gorete de Toledo é vereadora e escrivã de polícia em Taubaté. Ela disse que a antiga cadeia pública precisa de reforma para abrigar a delegacia seccional, sem sede própria, lembrando que o IML também precisa de investimentos.

alesp