Ensino Superior é tema de encontro entre parlamentar e secretário


12/04/2007 18:25

Compartilhar:

Deputado Bruno Covas e o secretário de Estado Pinotti<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/BRUNO COVAS PINOTTI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ampliar o acesso à universidade pública gratuita e de qualidade é uma preocupação e um empenho do governo do Estado de São Paulo que encontra no deputado Bruno Covas (PSDB) um aliado e porta-voz. Para reiterar esse apoio e discutir a atuação do governo no que diz respeito ao ensino superior, Bruno Covas visitou, na última quarta-feira, 11/4, o secretário José Aristodemo Pinotti, titular da pasta do Ensino Superior.

Uma das mais importantes reflexões sobre o tema foi a inclusão dos alunos egressos de escolas públicas, simbolizada pelo comparativo numérico de 400 mil egressos das escolas públicas contra 19 mil vagas do ensino superior público. Entre as várias alternativas viáveis e apontadas por Pinotti está a criação de cursinhos pré-vestibulares, oferecendo oportunidade de o aluno se preparar para competir com alunos oriundos de escolas particulares.

Essa iniciativa, segundo foi salientado no encontro, não exclui outras que já são aplicadas ou que poderão ainda ser adotadas. Por exemplo, a concessão de bônus na avaliação do vestibular, como já implementado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e, mais recentemente, pelo Inclusp " Programa de Inclusão Social da Universidade de São Paulo.

O respeito à autonomia universitária, preocupação de Bruno Covas, foi reafirmada por Pinotti, que reiterou seu compromisso com este princípio. Ele ainda acrescentou que tanto o governador como vários dos seus secretários lutaram pela autonomia universitária e que ela permanecerá na estrutura do ensino superior paulista.

O encontro mostrou-se positivo não apenas pela comunhão de idéias, como também pela proposta de desenvolverem juntos, governo e Assembléia Legislativa, instrumentos suficientes para melhorar a universidade paulista no ensino, na pesquisa e na extensão.

bcovas@al.sp.gov.br

alesp