Artistas prometem grande ato pela aprovação do Fundo Estadual de Cultura


08/04/2005 19:30

Compartilhar:

Raul Cortez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/raulcortez1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As 21 entidades da classe artística que estão organizando o evento Ocupação Cultural na Assembléia Legislativa, na próxima segunda-feira, 11/4, prometem uma festa de grande impacto para pedir a aprovação do Fundo Estadual de Arte e Cultura, projeto-de-lei de autoria coletiva de 67 deputados, que destina R$ 100 milhões anuais para o fomento à arte e à cultura em todo o Estado. O auge do evento será a Sessão Solene em homenagem ao ator Raul Cortez, ao diretor teatral José Renato (um dos fundadores do Teatro Arena) e ao Diretor Regional do Sesc/SP, Danilo Santos de Miranda.

A Ocupação Cultural começa às 18 horas, com a abertura, no Hall Monumental do Palácio 9 de Julho, da exposição de 60 pintores, escultores, fotógrafos e artistas plásticos, entre os quais Antonio Peticov e Fernando Durão. Em seguida, os músicos da extinta Orquestra Sinfonia Cultura apresentam um repertório de música erudita brasileira, sob regência do maestro Lutero Rodrigues, com a participação especial da cantora Luciana Bueno. O curta-metragem "O Rito de Ismael Ivo", do diretor Ari Cândido Fernandes, será exibido na seqüência.

A Sessão Solene em homenagem a Raul Cortez, José Renato e Danilo Santos de Miranda, a partir das 20 horas, será pontuada por performances artísticas e rápidos discursos de representantes das várias entidades da classe artística. Os três serão homenageados pela intensa contribuição à arte e à cultura de São Paulo e do Brasil. Durante a sessão, deverão discursar representantes do Movimento Arte Contra a Barbárie, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão (Sated), Cooperativa Paulista de Teatro, Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais (Apetesp), Associação Brasileira de Documentaristas, Cooperativa de Música, Movimento Hip Hop Organizado do Brasil, Movimento Mobilização Dança, Movimento Literatura Urgente e Associação Brasileira de Circo (Abracirco), entre outras. Haverá ainda performances com o dançarino Fernando Lee, o grupo de hip hop DBS e a Quadrilha e artistas circenses. O cantor Carlos Zimbher apresentará a canção "Leonor", do compositor Itamar Assumpção, falecido em 2003.

Estão sendo esperados mais de 40 secretários ou diretores de Cultura de cidades do interior do Estado, diversas autoridades das classes política e empresarial e um grande número de artistas, produtores e agentes culturais.

A iniciativa do evento partiu das 21 entidades da classe artística que integram a Comissão Pró-Fundo Estadual de Arte e Cultura e do mandato do deputado Vicente Cândido (PT).

vcandido@al.sp.gov.br

alesp