Totem indica qualidade da Praia de Pitangueiras


04/06/2008 18:25

Compartilhar:

Haifa (centro) na entrega do totem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/HAIFA MADEN TOTEN.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Haifa Madi (PDT) participou nesta quarta-feira, 4/6, da entrega de um totem luminoso da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), em Guarujá. O equipamento indica a qualidade das praias.

A entrega oficial aconteceu na Praça dos Expedicionários, na Praia de Pitangueiras, com a presença do diretor de Engenharia e Tecnologia da Cetesb, Marcelo Mineli. A cerimônia teve a participação de diversas autoridades de Guarujá. No mesmo dia, entraram em funcionamento os seis primeiros totens luminosos (incluindo Guarujá), num total de 155 que serão instalados em 134 praias, em pontos já monitorados pela Cetesb. O evento faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, cujo Dia Mundial é celebrado nesta quinta-feira, 5 de junho.

"Essa modernização é importante para o turista que busca o lazer, mas que deseja a garantia de balneabilidade, para manter sua saúde", afirmou a deputada Haifa Madi, que espera que os outros pontos monitorados sejam instalados em breve.

Os equipamentos têm quatro metros de altura e são dotados de sistema de comunicação remota e alimentados por energia solar. Eles divulgarão, on-line, a qualidade das praias, por meio de sistemas de led"s, com as cores verde e vermelha. O novo sistema de sinalização de balneabilidade, acionado por meio de totens luminosos, substitui o método feito hoje por bandeiras verdes e vermelhas, que informa se as praias estão próprias ou impróprias para o banho.



hmadi@al.sp.gov.br

alesp