Abertas as comemorações do centenário da imigração japonesa


13/02/2008 19:08

Compartilhar:

Maurício de Sousa, Samuel Moreira, Alberto Goldman e José Serra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/JAPA 1268 ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maurício de Sousa, criador dos mascotes comemorativos, apresenta a dupla Tikara e Keika <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/JAPA _1282ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do governador José Serra, foi realizada nesta quarta-feira, 13/2, a cerimônia de abertura em comemoração ao centenário da imigração japonesa. Prestigiaram o encontro o cônsul Masuo Nishibayashi, o presidente da Associação de Comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa, Kokei Uehara e o chefe do grupo de trabalho do Estado, José Roberto Andrade, além do governador José Serra, do prefeito Gilberto Kassab e demais autoridades estaduais e municipais. Representando o Legislativo Paulista esteve o deputado Samuel Moreira (PSDB).

De acordo com Andrade, estão programados cerca de cem projetos que visam disseminar a cultura japonesa no estado. Entre eles, oficinas culturais em escolas, publicações de livros, mostras de filmes e seminários. "A festividade é em agradecimento à contribuição que os japoneses deram no desenvolvimento do Brasil", afirmou Andrade.

Após a abertura, foi apresentado um vídeo que resgata a chegada dos 781 japoneses no porto de Santos, em 18 de junho de 1808. O presidente da Associação Kokei Uehara narrou a história e disse que se sente muito satisfeito em receber, com tanta alegria, o reconhecimento e o carinho paulista. "São Paulo é o coração da cidade japonesa", completou. Ele, ainda, agradeceu o governador pela iniciativa.

O cartunista Maurício de Sousa, responsável pela criação dos mascotes comemorativos, apresentou a dupla Tikara e Keika que, segundo ele, representam, respectivamente, força e ternura. Para o cônsul Nishibayashi, a ternura do povo brasileiro permanece até os dias atuais.

Gilberto Kassab e José Serra comentaram a expressiva participação dos japoneses na medicina, tecnologia e vida pública, sempre com muita disposição para o trabalho. "O que tenho a fazer é dar muito obrigado aos japoneses", encerrou Serra.

Na Assembléia Legislativa, estão programadas algumas atividades, salientou o deputado Samuel Moreira. "Já fizemos o lançamento do livro O Nikkei no Brasil, em janeiro, e, no decorrer no ano, teremos exposições de fotos. Em junho, está programada Sessão Solene Comemorativa", explicou. "Dois terços dos imigrantes japoneses estão em São Paulo e, o interessante, é que eles se integraram com a nossa cultura, sem perder suas raízes milenares".

alesp