Abertas as comemorações do centenário da imigração japonesa
Por iniciativa do governador José Serra, foi realizada nesta quarta-feira, 13/2, a cerimônia de abertura em comemoração ao centenário da imigração japonesa. Prestigiaram o encontro o cônsul Masuo Nishibayashi, o presidente da Associação de Comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa, Kokei Uehara e o chefe do grupo de trabalho do Estado, José Roberto Andrade, além do governador José Serra, do prefeito Gilberto Kassab e demais autoridades estaduais e municipais. Representando o Legislativo Paulista esteve o deputado Samuel Moreira (PSDB).
De acordo com Andrade, estão programados cerca de cem projetos que visam disseminar a cultura japonesa no estado. Entre eles, oficinas culturais em escolas, publicações de livros, mostras de filmes e seminários. "A festividade é em agradecimento à contribuição que os japoneses deram no desenvolvimento do Brasil", afirmou Andrade.
Após a abertura, foi apresentado um vídeo que resgata a chegada dos 781 japoneses no porto de Santos, em 18 de junho de 1808. O presidente da Associação Kokei Uehara narrou a história e disse que se sente muito satisfeito em receber, com tanta alegria, o reconhecimento e o carinho paulista. "São Paulo é o coração da cidade japonesa", completou. Ele, ainda, agradeceu o governador pela iniciativa.
O cartunista Maurício de Sousa, responsável pela criação dos mascotes comemorativos, apresentou a dupla Tikara e Keika que, segundo ele, representam, respectivamente, força e ternura. Para o cônsul Nishibayashi, a ternura do povo brasileiro permanece até os dias atuais.
Gilberto Kassab e José Serra comentaram a expressiva participação dos japoneses na medicina, tecnologia e vida pública, sempre com muita disposição para o trabalho. "O que tenho a fazer é dar muito obrigado aos japoneses", encerrou Serra.
Na Assembléia Legislativa, estão programadas algumas atividades, salientou o deputado Samuel Moreira. "Já fizemos o lançamento do livro O Nikkei no Brasil, em janeiro, e, no decorrer no ano, teremos exposições de fotos. Em junho, está programada Sessão Solene Comemorativa", explicou. "Dois terços dos imigrantes japoneses estão em São Paulo e, o interessante, é que eles se integraram com a nossa cultura, sem perder suas raízes milenares".
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações