Primeira etapa do Parlamento Jovem inclui debate com presidente e 1º secretário

Ações estaduais que beneficiam paulistas são foco da manifestação dos estudantes
05/11/2009 21:23

Compartilhar:

Carlinhos Almeida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/PJMESAREDONDACARLINHOS23mmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/PJMESAREDONDA34mmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/PJMESAREDONDABARROS01mmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/PJMESA16mmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente Barros Munhoz (à esq. fundo)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/PJMESAREDONDABARROS06mmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/PJMESA37mmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os 93 deputados, que este ano compõem a 11ª edição do Parlamento Jovem, participaram, nesta quinta-feira, 5/11, de debate com o presidente da Casa, deputado Barros Munhoz, e o 1º secretário, Carlinhos Almeida. O encontro, realizado pela TV Assembleia e que teve como mediadora a jornalista Ana Kalyne, foi acompanhado pelo líder da bancada petista, deputado Rui Falcão.

Os doze partidos representados - (vide BOX com detalhes sobre a composição da 11ª edição do Parlamento Jovem) -, tiveram direito a uma pergunta cada um, seis dirigidas ao presidente da Casa e seis ao 1º secretário. Deste modo, as questões puderam tratar de todos os temas apresentados nos projetos escolhidos para integrarem a versão 2009.

O Diário da Assembleia destaca, nesta reportagem, as perguntas feitas por dois estudantes referentes à cultura e à juventude.

Gabriela Gomes Mansano (Partido da Cultura) perguntou ao presidente do Legislativo paulista se ter cultura permite às pessoas desenvolverem o senso crítico e a participação em prol da sociedade. Barros Munhoz respondeu que não há possibilidade de se imaginar uma nação mais desenvolvida, sem que a população tenha oportunidade de conhecer sua própria história, e que isso é possível através de ações de custo reduzido, tanto no Estado quanto no país. "Quanto mais cultas (as pessoas), mas aptidão terão para o exercício da cidadania", defendeu e acrescentou: "Na Assembleia de São Paulo, temos deputados dos mais diferentes partidos que apresentam projetos vocacionados ao assunto".

Pedro Henrique Duarte foi o estudante escolhido para fazer ao 1º secretário uma questão sobre juventude. Pedro quis saber do deputado quais são os fatores mais críticos que atingem os jovens paulistas. Carlinhos Almeida disse ao rapaz que a falta de perpectivas de educação e emprego são, em sua opinião, as questões que mais abalam a juventude de São Paulo. O parlamentar apresentou quais são, em sua avaliação, as possibilidades de superação do problema: políticas públicas de esportes e de cultura. Para ele, promover o jovem de expectador à agente da solução de seus problemas é o caminho correto para a transformação do quadro. "Não apenas dar coisas prontas, mas termos o jovem como agente para solucionar os temas que lhe dizem respeito".



Ação política e engajamento

O presidente Barros Munhoz enfatizou aos jovens, que lhe dirigiram perguntas, o dinamismo do Parlamento paulista. O presidente explicou aos alunos que, no atual quadro constitucional, a importância do trabalho dos deputados concentra-se em aperfeiçoar os projetos do Executivo enviados à apreciação da Casa. Barros Munhoz defendeu o empenho da Casa em superar "o asfixiamento do Legislativo e a recuperação de seu espaço" no cenário político, e destacou os principais projetos aprovados em sua gestão à frente da Assembleia. Ele citou especificamente o Programa de Mudanças Climáticas, a ser sancionado pelo governador José Serra, na próxima semana, incluindo 20 emendas parlamentares que aperfeiçoaram a proposta. A criação da SPPrev foi também apontada pelo presidente como uma iniciativa bem sucedida e que permitiu a reformulação do sistema previdenciário estadual, depois de ser amplamente discutida durante audiências públicas com a participação das entidades do funcionalismo.

Aproveitar a experiência parlamentar durante esta sexta-feira, 6/11, com a discussão e votação de seus projetos e a eleição da Mesa Diretora Jovem foi a orientação dada aos estudantes pelo 1º secretário Carlinhos Almeida. O petista afirmou ter certeza que a participação deles na Assembleia "será uma marca para toda a vida". O deputado disse ainda que, sob o governo Lula e com a participação da sociedade brasileira, o país realizou avanços significativos no âmbito interno, conquistando também reconhecimento internacional. E finalizou, conclamando os adolescentes: "Temos muito a fazer".



Edição 2009

Os alunos foram selecionados como representantes das escolas pelo teor de seus projetos elencados em 12 partidos temáticos: Natureza (a maior bancada desta edição com 29 representantes), Educação (22), Saúde (12), Cultura (7), Segurança Pública (6), Direitos Humanos (5), Emprego (3), Juventude (3), Habitação (2), Agricultura (2), Defesa do Consumidor (1) e Esportes (1). Em 2009, eles vieram do interior, da capital, e da Grande São Paulo, 14 deles foram eleitos pela segunda ou terceira vez.

Outra peculiaridade da 11ª edição, que merece destaque, é a participação de alguns dos estudantes em outras instâncias de experiência política direcionadas à juventude. O jovem Antonio Moreira Júnior será um dos cinco a representarem o Brasil como embaixador juvenil nos Estados Unidos, depois de passar por rigorosa seleção promovida pela embaixada daquele país. Herman Silva dos Passos foi também eleito deputado federal jovem e, na próxima semana, estará na Câmara dos Deputados representando São Paulo.

alesp