Assembléia participa da assinatura do Projeto Amigos da Casa


29/05/2008 20:00

Compartilhar:

João Carlos Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/PROJCASAJOAOEORQUESTRAZE 045.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Emanuel von Lauenstein Massarani<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/PROJCASAMASSARANI ZE 019.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Waldir Agnello participa da da cerimônia de assinatura do projeto Amigos da Casa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/PROJCASAAGNELLOZE 085.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cerimônia de assinatura do projeto Amigos da Casa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/PROJCASASERRAASSINAZE 102.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O programa consiste na assinatura de 24 parcerias com entidades públicas, privadas e organizações não governamentais. Elas permitirão a realização de uma série de atividades culturais, desportivas e profissionalizantes com os adolescentes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/PROJCASA FELDMANZE 034.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Serra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/PROJCASASERRAZE 144.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 1º vice-presidente da Assembléia, deputado Waldir Agnello, juntamente com o presidente do Instituto Legislativo Paulista (ILP) Roberto Eduardo Lamari, o presidente do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH), Emanuel von Lauenstein Massarani, participaram, nesta quinta-feira, 29/5, da cerimônia de assinatura do projeto Amigos da Casa. O evento também contou com a presença do governador José Serra, do secretário de Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey, do secretário de Cultura, João Saiad, além do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, da presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella e do maestro João Carlos Martins.

O programa consiste na assinatura de 24 parcerias com entidades públicas, privadas e organizações não governamentais. Elas permitirão a realização de uma série de atividades culturais, desportivas e profissionalizantes com os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Fundação Casa. O ILP vai permitir o acesso à formação política dos adolescentes, ampliando a visão crítica e as perspectivas de inclusão social. O curso também vai se estender para servidores da Assembléia, que poderão participar de seminários e atividades sobre direitos humanos e ciências políticas, dentre outros.

Agnello salientou que não tinha idéia da dimensão do projeto e disse que está entusiasmado. "É uma união de esforços na medida certa". Ele também explicou qual será o papel da Assembléia Legislativa nesta inclusão social.

Massarani, na qualidade de presidente do IPH, assinou a parceria que vai auxiliar a Fundação Casa na formação de um Centro de Memória da História do Adolescente e, futuramente, um museu dedicado ao tema. O centro funcionará no antigo Complexo do Tatuapé, que foi desativado pelo governo do Estado em 2007.

Berenice Giannella ressaltou que a necessidade de ampliar a parceria público-privada deu início ao projeto. "O vice-presidente da Fundação Casa, Edmur Mesquita foi quem correu atrás e conseguiu as 24 parcerias", frisou. "Para os adolescentes, às vezes, oportunidades culturais e esportivas são únicas", completou.

Paulo Skaf disse que vai ampliar a formação dos adolescentes com parcerias com a construção civil, Sesi e Senai, visando integrá-los no mercado de trabalho, e com a Fundação Roberto Marinho, que disponibilizará as novas aulas do Telecurso 2000 para quem ainda não concluiu o ensino básico. Para Marrey, a ressocialização do jovem na sociedade é essencial para ampliar a perspectiva vida.

O governador José Serra falou do trabalho de descentralização da Fundação Casa, cujas unidades têm número menor de internos e cada jovem é encaminhado para sua cidade. "Já há 36 entidades assim, e isso é um avanço significativo", afirmou. Para ele, cultura, lazer e profissionalismo são os objetos do protocolo assinado nesta quinta-feira. João Saiad parabenizou a iniciativa. "Espero que ela seja bem sucedida", disse.

O evento iniciou-se com a regência do maestro João Carlos Martins e a orquestra Bachiana Jovem, que entoou Ária da 4ª corda, de Johann Sebastian Bach, e Luísa, de Tom Jobim.

Dentre os 24 parceiros estão o Itaú Cultural, a Pinacoteca do Estado, o Museu da Língua Portuguesa, a Imprensa Oficial, o Projeto Guri, a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Turismo, além dos quatro maiores clubes de futebol do estado: Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras.

alesp